Setecidades Titulo
Estudantes de Sto.André ganham prêmio nos EUA
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
27/04/2005 | 11:47
Compartilhar notícia


A equipe Os Martianos do Colégio Ideal, em Santo André, conquistou um resultado inédito para o Brasil no Campeonato Internacional de Robótica, promovido pela instituição First Lego e disputado em Atlanta, nos Estados Unidos, no último sábado. Cinco estudantes na faixa dos 11 aos 15 anos obtiveram o primeiro lugar na categoria qualidade de pesquisa com o trabalho Sentindo na Pele, que trata de soluções de acessibilidade para portadores de deficiência. O grupo disputou o torneio com cerca de 70 equipes de outros 12 países, como Estados Unidos, África do Sul e Japão.

Ao retornar terça-feira ao município, os alunos do Ideal tiveram um dia de glória. Chegaram a desfilar sobre o carro do Corpo de Bombeiros até o Paço Municipal de Santo André. O trabalho do grupo se baseou em vivência junto aos portadores de necessidades especiais. Os estudantes se locomoveram com cadeiras de rodas e tampões nos olhos em calçadas e ruas esburacadas do bairro Bangu. Ainda realizaram visitas a prédios públicos para avaliar as condições de acesso. Com isso, os jovens montaram uma maquete com sugestões para adequar as instalações do Teatro Municipal.

O relatório deve ser entregue nesta quinta-feira ao prefeito João Avamileno. “Sugerimos que seja colocado um piso especial para deficientes visuais, rampas e mais banheiros adaptados. Vamos continuar o trabalho nessa linha para a versão nacional do campeonato, que será em setembro”, diz o caçula do grupo, Lucas França Peres, 11 anos. Para seu companheiro de equipe Gabriel Meirelles, 15, o trabalho fez com que aprendessem a respeitar as diferenças. “Deixamos de ter medo de ajudar portadores de deficiência ao sentirmos as dificuldades que sentem”, complementa Gabriella de Oliveira. O trio contou com o reforço dos irmãos Lucas e Giovana Galazo, 13.

A apresentação de Os Martianos também incluiu um pequeno manual de acessibilidade, que foi distribuído para mil moradores e comerciantes do bairro antes da viagem. No material, o grupo aborda a importância do respeito ao portador de deficiência e dá dicas de livros e sites sobre o tema. Mais informações no site www.portalideal.com.br.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;