Setecidades Titulo Atividade
Defesa Civil promove ação educacional nas escolas municipais
Da Redação
18/04/2022 | 06:27
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSA/Alex Cavanha


O Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André começou a realizar ação inédita nas escolas municipais da cidade. Crianças dos 4º e 5º anos participam de apresentação com a utilização de fantoches, o Andrezinho e o Umbertinho, manipulados por dois funcionários da equipe e que alertam a criançada, de maneira lúdica, sobre a prevenção a acidentes e desastres naturais. A primeira escola a receber a ação foi a Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) Professor Antonio Virgílio Zaniboni, no Jardim do Estádio.

Conceitos sobre a diferença entre enchentes, inundações e alagamentos, por exemplo, deixaram a criançada atenta. A apresentação salientou a importância do descarte correto de lixo e de entulho, para não poluir ruas e córregos e potencializar problemas em dias de chuva forte.

José Cavalcante da Silva, 60 anos, que é responsável pelo personagem Andrezinho, reforça que o trabalho que começou na rede de ensino é pioneiro na cidade e deverá render bons frutos no futuro. “Vejo tudo isso como o plantar de uma semente. Sabemos que é algo gradativo, com o tempo esse conhecimento cria raízes, a criança assimila e a informação é transmitida aos demais familiares, fazendo com que essa semente brote”.

Já para Jair Donizete Carneiro, 53, que comanda o personagem Umbertinho, esse aprendizado é o maior reconhecimento que poderia receber. “O capital mais caro que temos nesta vida são as nossas crianças, e o que proporcionamos em conhecimento”, finalizou. A agenda de apresentações do Andrezinho e a Turma da Defesa Civil está praticamente lotada até o mês de agosto, quando todas as unidades que compõem a rede municipal de ensino de Santo André serão visitadas.

A assistente pedagógica da Emeief Professor Antonio Virgílio Zaniboni, Marcia Aparecida Magalhaes dos Santos, reforça que as apresentações são importantes instrumentos de aprendizado. “É uma parceria incrível entre a Secretaria de Educação e o Departamento de Proteção e Defesa Civil, que junto da questão didática, trouxe um recurso a mais. Os professores estão trabalhando questões de meio ambiente em sala e tudo isso veio ao encontro com mais informações para alunos e professores”, finalizou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;