Setecidades Titulo No sábado
Mauá sedia evento gratuito de robótica

Arduíno Day é celebrado em todo o mundo e visa difundir placa de baixo custo para automação

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
28/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Tornar a robótica assunto acessível e atrativo para crianças e jovens. Divulgar a utilização de placa de baixo custo, o arduíno, que é utilizado para prototipagem de projetos e automações diversas. São esses objetivos centrais que impulsionam a realização do segundo Arduíno Day em Mauá, que acontece na Etec Mauá (Rua Ribeirão Preto, 75, Jardim Pedroso) no sábado, das 9h às 14h. A participação é gratuita e o evento é promovido pelo CyberEduca, projeto social que visa difundir a robótica entre crianças carentes.

O CyberEduca foi fundado em 2013 pelo desenvolvedor de software, Michael Moraes, 38, e pelo filho Matheus Moraes, 13, mais conhecido como Teteu Bionic. A mãe de Teteu, Patricia Barbosa, 39, também integra o time, que começou lecionando aulas de robótica a crianças em situação de vulnerabilidade social em Mauá, e agora toca o projeto de maneira itinerante. Mais de 1.500 crianças já foram impactadas pelo projeto.

Teteu é um prodígio que começou a se interessar por robótica e programação com apenas 7 anos. Ao lado do pai, foi se aventurando e descobrindo as possibilidades e sua principal atenção tem sido o arduíno, hardware de baixo custo que pode ser utilizado para construção de drones, automação de iluminação, entre outras inúmeras utilidades.

No ano passado, o evento reuniu cerca de 300 pessoas em Mauá. A expectativa para este ano é superar o público. Para isso, o segundo Arduíno Day conta com a participação de Newton Braga, pioneiro no Brasil da cultura maker (faça você mesmo, em tradução livre), que fará palestra sobre a evolução do mundo maker. Também são aguardados representantes do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que já produziram satélites apenas utilizando o arduíno.

O evento é aberto a todos os públicos e as inscrições podem ser feitas com antecedência pelo site www.arduinodaymaua.com.br. “A gente acredita que o mundo deve ser transformado e queremos plantar um pouco de esperança”, disse Moraes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;