Setecidades Titulo Coluna Memória
Contagem regressiva. O bicentenário da Independência. Os 90 anos da Revolução de 32. Os 35 anos da página Memória.

Memória dá um tempo nas próximas três semanas, mas deixa uma pauta para junho e o segundo semestre de 2022. Temos os três temas da manchete e muito mais

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/05/2022 | 05:02
Compartilhar notícia


DESCOBERTA
Elsa Sperandio Bauerle. Ela veio menina para Santo André e aqui sempre trabalhou, e muito, em fábricas e no comércio. Participou da história da loja Paulistinha, na Rua Coronel Oliveira Lima, e diversificou o comércio da Vila Assunção. Dona Elsa vasculha seus guardados para ilustrar esta história.

PESQUISA
Angelo Gaiarsa, filho do historiador Octaviano Gaiarsa, pesquisa os diários do pai, manuscritos importantes que trazem mais subsídios à história de Santo André. Por certo virão coisas muito boas por aí.

CARLOS GOMES
Octavio David Filho participou de duas formaturas no Cine Carlos Gomes, e guardou os respectivos convites, um de 1948 (ginásio) e outro de 1952 (contabilidade). Os documentos focalizam o lado cívico do cinema recentemente reaberto e bem que poderiam compor as exposições iniciais do novo espaço.

INTERMUNICIPAL
José Fornazza, historiador do Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol), abriu dia 16 uma exposição sobre o Corinthians da sua Jundiaí. Taças históricas, como a de Campeão do Interior Paulista de 1921, foram redescobertas e duas delas trazidas à primeira reunião presencial do Memofut pós-pandemia.
O Corinthians Jundiahiense foi fundado em 16 de setembro de 1913 e várias vezes atuou no Grande ABC.

EFEMÉRIDES

9 de julho – Noventa anos da eclosão da Revolução Constitucionalista de São Paulo.

2 de setembro – Trinta e cinco anos da coluna Memória, hoje transformada em página, desde 1987 publicada diariamente.

7 de setembro – Bicentenário da Independência brasileira, cuja celebração maior será a reabertura do Museu Paulista, o Museu do Ipiranga.

SOLICITAÇÃO
Prezado leitor: envie para Memória uma foto sua, dos tempos de escola, em visita às colinas e ao Museu do Ipiranga. Sua foto comporia um lindo painel comemorativo ao bicentenário da Independência brasileira.

ATÉ A VOLTA

Memória volta a ser publicada em 15 de junho, a tempo de cobrir a festa junina da Paróquia Nossa Senhora Assunção, em São Bernardo, segundo divulgação do paroquiano Mario do Carmo.

As quermesses no Assunção, à Rua Cristiano Angeli, 300, começam dias 11 e 12 de junho e terão prosseguimento dias 18 e 19 e dias 25 e 26 de junho, das 17h às 21h.

Crédito da foto 1 – Projeto Memória


Crédito da foto 2 – Acervo: Octavio David Filho


Crédito da foto 3 – Projeto Memória

Crédito da foto 4 – Divulgação: Luiz Romano

PASSO A PASSO. Dona Elsa defronte à Matriz de Santo André, o convite da formatura de 1948 no Carlos Gomes, Angelo Gaiarsa e os diários do pai Octaviano e a Taça Firmiano Pinto com data de 1921 do Campeão do Interior Corinthians Jundiahiense

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quarta-feira, 24 de maio de 1972 – ano 15, edição 1850

SÃO CAETANO – Está sendo demolida a velha estação ferroviária.

O prefeito Oswaldo Massei empossa a comissão de festejos do 95º aniversário da cidade.


DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 24 de maio de 1992 – ano 34, edição 8081

ECONOMIA E NEGÓCIOS – Sobra espaço para indústrias na região: 4 milhões de metros quadrados disponíveis para novos empreendimentos.

EM 24 DE MAIO DE...

1957 – Solução provisória para a destinação do lixo coletado em São Caetano: chácaras de São Bernardo, por entendimento realizado entre as duas cidades.

Instalada em São Caetano a delegacia do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). No comando, Christovam Sanches e Osvaldo Soares. Entre os conselheiros, Keigo Toyoda, Carmine Barile e Walter Braido.

SANTOS DO DIA
Nossa Senhora Auxiliadora
Vicente de Lerins

HOJE
Dia do Datilógrafo
Dia da Infantaria
Dia do Telegrafista
Dia do Vestibulando
Dia Nacional do Cigano
Dia Nacional do Café

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
 Hoje é o aniversário de Nova Odessa (São Paulo), Águas Belas e Escada (Pernambuco), Cambuí, Palma, Patos de Minas, Patrocínio de Muriaé e Prados (Minas Gerais), Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul), Mauá da Serra (Paraná), Miguel Alves (Piauí) e Teutônia (Rio Grande do Sul).

Falecimentos 

Santo André

Thereza Molizani Lopes, 99. Natural de Bragança Paulista. Residia no bairro Campestre, em Santo André. Dia 21, em Santo André. Jardim da Colina.

Emília Bertoleti Araújo, 91. Natural de Santo Anastácio (São Paulo). Residia no Parque Industriário, em Santo André. Dia 20. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

São Bernardo

Antonia Pereira da Costa, 89. Natural de Várzea Alegre (Ceará). Residia no Jardim Regina, em São Bernardo. Dia 19. Jardim da Colina.

Maria Hilda Casa, 84. Natural de São Bernardo. Residia no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Dia 19. Cemitério da Paulicéia.

São Caetano

Ana Tibério Aguiar, 96. Natural de Morungaba (São Paulo). Residia no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. Dia 19, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Divina Gomes da Silva, 91. Natural de Santo Anastácio (São Paulo). Residia na Vila Nogueira, em Diadema. Dia 20. Cemitério Municipal de Diadema.

Maria José da Silva, 89. Natural de Maceió (Alagoas). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 20. Vale da Paz.

Mauá

Miguel Alves Sabino, 85. Natural de Iguape (São Paulo). Residia no bairro Feital, em Mauá. Dia 19, em São Bernardo. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Márcia Aparecida Guedes, 46. Natural de Santo André. Residia no bairro Santa Luzia, em Ribeirão Pires. Dia 20, em Santo André. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;