Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Bullying, anorexia e bulimia são temas de textos do concurso

André Henriques/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Alunos de 12 escolas de Ribeirão Pires participam das provas do Desafio de Redação e abordam ainda a questão das más influências


Renata Rocha
Especial para o Diário

30/09/2014 | 07:00


Questões como bullying, anorexia e bulimia e até as más influências de supostos amigos foram assuntos escolhidos por alunos de Ribeirão Pires na hora de escrever sobre Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro, tema do Desafio de Redação. Ontem, estudantes de 12 escolas da cidade realizaram as provas.

Para Sthefanie Gonçalves, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio da EE Álvaro de Souza Vieira, a boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento. “Os jovens de hoje se alimentam mal e, com isso, a tendência é engordar, até porque a maioria pratica pouca atividade física. Isso pode favorecer doenças como bulimia e anorexia.”

Ter consciência do próprio corpo é importante e prevenir futuros problemas também. “É necessário conscientizar os jovens sobre o que pode acontecer caso continuemos a viver assim. Alimentação, exercícios e hábitos positivos fazem a diferença”, disse a aluna do 2º ano Laís Alves, 17.

Na EE Professor Casemiro Poffo, na Estância das Rosas, os alunos concordam que é preciso educação para ter opiniões fortes e não se deixar levar pelas más influências. Esse é o pensamento de Matheus Cavalcante de Carvalho, 17, do 3º ano do Ensino Médio. “Somos a geração sem tempo. Comemos mais besteiras e deixamos de fazer exercícios. Muitos jovens têm doenças psíquicas e, para evitar, é preciso ter diálogo com o adolescente, que, às vezes, sofre bullying na escola e parte para um caminho errado”, disse Matheus.

Outra questão preocupante é o uso de entorpecentes. “É necessário que o jovem saiba o quanto as drogas são prejudiciais para o organismo”, disse Felipe da Silva Rodrigues, 14, aluno do 1º ano do Ensino Médio.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil.

Especialista compartilha experiências

O neurocirurgião do Hospital Brasil, da Rede D’Or, Oreste Lanzoni protagonizará, na tarde de hoje, palestra para estudantes da EE Tristão de Athayde, localizada no Jardim Rosinha, em Diadema. Durante cerca de uma hora, o especialista compartilhará com os jovens suas experiências de vida em busca de seus objetivos pessoais e também profissionais.

Esta será a sexta palestra do total de 14 que serão realizadas na oitava edição do Desafio de Redação. “Eu estudei em instituições públicas de ensino a vida toda. Com meu esforço, consegui cursar a graduação em Medicina e concluir a especialização em neurocirurgia”, ressalta o profissional.

De acordo com o neurocirurgião, é essencial que as pessoas tenham foco. “É importante criar nos jovens essa ideia de que tudo é possível. Basta manter o esforço direcionado no seu objetivo. Se você não definir uma meta, dificilmente chega onde quer.” (Natália Fernandjes) 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;