Setecidades Titulo Foco ma juventude
Cozinheiro andreense busca apoio para ampliar projeto social

Aulas visam preparar jovens para ser auxiliares de cozinha; empreendedores contam com consultoria

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
02/06/2021 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A experiência de 20 anos comandando panelas em restaurantes no Brasil e no mundo, aliada a um período de cinco anos como apresentador de um programa de culinária prepararam o chef de cozinha Leonardo Roncon, 39 anos, de Santo André, para o desafio atual: ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social a ter uma profissão e poder atuar em restaurantes e outros estabelecimentos similares.

Há dois anos, a Associação Instituto Raiz realiza formação com pessoas a partir dos 18 anos e os encaminha para oportunidades de emprego. Agora, Roncon tenta captar recursos e patrocinadores para ampliar as atividades. “Precisamos de parceiros para poder atender mais pessoas.”

Oficializada há cinco meses, a associação já capacitou mais de 40 pessoas, das quais ao menos 12 estão empregadas. Com a pandemia, as aulas passaram a ser on-line, mas devem voltar ao modelo presencial ainda este mês. A seleção é feita com critérios sérios para garantir que tenha direito ao curso gratuito quem realmente precisa. “Quando podemos abrir novas turmas, anuncio nas minhas redes sociais. É triste, porque ainda podemos atender poucas pessoas. O que queremos é expandir e ajudar cada vez mais”, afirmou Roncon.

No curso, os participantes aprendem tudo o que é preciso para ser ajudante de cozinha, todas as nomenclaturas e o dia a dia da profissão. “Todo o conteúdo é baseado em um curso do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A diferença é que lá são seis meses e o nosso dura três”, explicou. 

A associação também tem prestado consultoria para pequenos empreendedores, que estão se aventurando no ramo da alimentação como saída para a crise econômica que vem sendo agravada pela pandemia de Covid. “Muita gente perdeu o emprego e está fazendo marmitex, geleia e pães. A gente orienta a calcular os custos, a margem de lucro, tudo o que precisa para que esse serviço deslanche”, afirmou o chef de cozinha.

REALITY SHOW
Com objetivo de levantar recursos para investir na associação, Roncon aceitou o convite para participar do reality show culinário que está sendo transmitido pelo SBT, Mestres da Sabotagem. A participação do chef de cozinha deve ir ao ar em junho, e caso ele ganhe, todo o dinheiro será revertido para o projeto social.

Roncon também trabalha na abertura do seu restaurante, na Vila Alzira, onde ele pretende empregar ao menos duas pessoas entre as que já foram formadas no seu curso. “Podia abrir (o restaurante) em qualquer lugar e escolhi fazer aqui porque acho que está na hora de dar minha contribuição para a cidade. Gerar emprego, ajudar pessoas que mais precisam”, completou. O restaurante Raiz será na Rua Garcia Rodrigues, 600, com data de inauguração prevista para 15 de junho. Informações sobre o curso ou parcerias podem ser obtidas pela página do projeto no Instagram @institutoraiz2021.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;