Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

RJ quer conscientizar idosos sobre velhice saudável


Do Diário do Grande ABC

30/09/1999 | 18:24


Segundo a Organizaçao Mundial de Saúde (OMS), na segunda década do século XXI o Brasil será o 6º país em populaçao idosa no mundo. Com o objetivo de informar os idosos sobre a possibilidade de uma velhice saudável e também de preparar os ainda jovens para a terceira idade, será lançado sábado - Dia Internacional do Idoso - um movimento global para o envelhecimento ativo.

Na praia de Copacabana, zona sul do Rio, a data será celebrada com uma caminhanha em ritmo de samba, marcada por um desfile improvisado que contará a história da presença do idoso na sociedade. A festa carioca será transmitida pela emissora norte-americana CNN para todo o mundo.

O movimento é uma prévia da Conferência Internacional do Idoso, que vai ser realizada no Rio em 2002. O Dia do Idoso será lembrado em 1,5 mil cidades de 86 países que vao se mobilizar em um "abraço ao mundo", com início à meia-noite de sexta-feira, na Nova Zelândia. Com o apoio da Organizaçao das Naçoes Unidas (ONU), que instituiu o ano de 1999 como o Ano do Idoso, cada cidade terá a incumbência de mostrar a terceira idade de forma positiva, sempre através de uma manifestaçao típica da regiao.

Na terra do carnaval, toda a cidade do Rio estará mobilizada. Para facilitar o acesso a Copacabana, metrô e trens serao gratuitos para idosos (a partir de 60 anos) e seus acompanhantes, no período de 11 às 21 horas. Além disso, o intervalo entre os ônibus será reduzido. No Leme, ponto final da caminhada, voluntários farao testes clínicos, como mediçao de pressao, taxas de triglicerídeos e de colesterol, além de distribuiçao de folhetos informativos sobre doenças como diabetes, tuberculose e hanseníase.

Uma vez checadas as condiçoes de saúde, todos poderao cair no samba: Neguinho da Beija-Flor e Sérgio, puxador da Uniao da Ilha, vao se apresentar na Praça Almirante Júlio de Noronha para um público estimado em 10 mil pessoas. O "desfile" pela praia de Copacabana terá início às 14 horas, na Rua Hilário de Gouveia. Alas compostas por integrantes de Velhas Guardas de agremiaçoes cariocas, de representantes do governo estadual e também de crianças estarao lado a lado com idosos que se apresentarao em cinco carros conversíveis antigos. Baterias mirins irao dar o tom da festa.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;