Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Médico afasta risco de epidemia de gripe suína


Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC

07/12/2011 | 07:00


Infectologista e diretor do Hospital Estadual Emílio Ribas, localizado na Capital, David Uip afasta o risco de epidemia pelo vírus H1N1 (da gripe suína) em São Caetano.

Na sexta-feira, um guarda-civil de 39 anos, não identificado, foi internado no Hospital Central, à Rua Manoel Coelho, com suspeita de contaminação da gripe suína. Ele continua em coma induzido.

Uip afirma que a chance de outra epidemia acometer o País é praticamente nula. "Com esse sorotipo, não. A variável que muda a história da contaminação é a vacina. Podem ocorrer ‘escapes', como esse caso, se for comprovado. Mas a tendência é de que tenhamos menor número de casos ano a ano", explicou. Em relação à inclusão da vacina no calendário nacional há dois anos, Uip é categórico. "Fizemos um belo gol."

Mesmo com o afastamento dos riscos, o médico aconselha que as pessoas prestem atenção aos sintomas persistentes, como febre alta e dores musculares. A recomendação vale, principalmente, para gestantes, portadores de doenças crônicas, obesos e profissionais da área da Saúde.

A Prefeitura informou que o exame que poderá acusar ou não a contaminação no GCM ficará pronto até a semana que vem. As pessoas que trabalham com o paciente foram orientadas a procurar atendimento médico com urgência caso apresentem algum sintoma da doença.

 

SEM INCIDÊNCIA

Em 2011, nenhuma cidade da região registrou casos confirmados de gripe A. No Estado, o número chegou a 15, sendo dois óbitos - em Bauru e Ribeirão Preto, ambas no Interior. Há dois anos, quando houve pandemia mundial, foram notificados 700 casos no Grande ABC e 50 mortes.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;