Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 19 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Câmara de Sto.André cria bloco para apurar
interferência no Mário Covas

André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Idealizada pelo vereador Eduardo Leite, frente vai investigar suspeitas de ingerência na FUABC na nomeação do médico Adilson Cavalcante


Daniel Tossato

19/11/2021 | 10:21


A Câmara de Santo André aprovou ontem criação de comissão para apurar a mudança no dispositivo do regimento da FUABC (Fundação do ABC) que viabilizou a indicação de superintendente do Hospital Estadual Mário Covas e concentrou poder nas mãos de Adriana Berringer Stephan, presidente da instituição, como revelou o Diario na semana passada.

A criação do bloco foi proposta pelo vereador Eduardo Leite (PT) e foi aprovada de maneira unânime na casa. A comissão será formada pelo petista, que atuará como presidente, por Rodolfo Donetti (Cidadania), Renatinho do Conselho (Avante), por um vereador do PSDB e por outro parlamentar do PSD. O prazo dos trabalhos é de seis meses e deve seguir até maio de 2022.

A intenção da comissão é levantar documentos, colher depoimentos de pessoas que atuam na Fundação e elaborar relatório com as informações que foram colhidas pelos vereadores do bloco. Eduardo Leite entende que a modificação do regimento interno da Fundação do ABC foi movimento político e que tem intenção de prejudicar a administração de Santo André.

“Nós tínhamos uma regra para a indicação do superintendente do Hospital Mário Covas até uns meses atrás. Descobrimos recentemente que essa regra foi mudada para uma forma pior do que a anterior. Em vez de aperfeiçoar o sistema de escolha do superintendente e que garantisse a isonomia e autonomia maior, foi feito o contrário, um retrocesso. Então, nós não podemos aceitar isso de maneira pacífica. Quais razões para essa alteração no regimento da Fundação, que modificou a maneira de escolha do superintendente do Hospital Mário Covas?”, declarou o vereador Eduardo Leite.

A criação da comissão ocorre após indicação unilateral do médico infectologista Adilson Cavalcante como superintendente do Hospital Mário Covas. Adilson é ligado ao prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). O tucano chegou a enviar seu secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, para participar da eleição protocolar e que avalizou a indicação de Adriana. O médico infectologista recebeu chancela do conselho para assumir o comando do equipamento estadual no dia 11 de novembro.

A escolha da criação de uma comissão de assuntos relevantes e não uma CPI é estratégica, já que segundo o regimento interno da Câmara, na abertura de uma CPI os nomes dos vereadores que formariam o bloco seriam selecionados por sorteio, o que não garantiria a participação de parlamentares governistas.

O vereador Eduardo Leite, entretanto, sustentou que a elaboração de uma comissão supre a necessidade de apurar a situação envolvendo a Fundação do ABC.

Por meio de nota, a Fundação do ABC declarou que está à disposição da comissão. “A entidade lembra que é o conselho de curadores que responde pelas indicações de todas as unidades gerenciadas e não seria diferente com o Hospital Estadual Mário Covas. Ademais, a indicação de Adilson Cavalcante pelo conselho de curadores será submetida ao Ministério Público assim como todas as demais indicações”, alegou a instituição. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;