Setecidades Titulo Segurança pública
Assaltos em série provocam pavor em moradores do Ferrazópolis

Em apenas 18 dias de novembro, pelo menos 21 ocorrências foram registradas

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
08/12/2020 | 23:55
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Moradores e comerciantes do bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, têm sofrido com onda de assaltos e, apavorados com a ação constante dos criminosos, pedem socorro. Para se ter ideia da rotina de medo, apenas em novembro, pelo menos 21 ocorrências, em cerca de 18 dias, foram registradas, inclusive com publicações nas redes sociais e grupos de moradores, como um alerta para quem também precisa passar pelo bairro.

A série de roubos e arrastões tem sido registrada em qualquer momento do dia, geralmente com mais de um bandido envolvido. Além de pedestres que aguardam o ônibus nos pontos e veículos parados em semáforos, supermercados e demais estabelecimentos também já foram alvo dos criminosos. “De uns dois meses para cá ficou muito mais constante. Pode ser manhã, tarde ou noite, eles (assaltantes) não se importam mais com isso”, declara a autônoma Luciana Souza, 42 anos, moradora do bairro.

De acordo com um dos boletins de ocorrência registrados, no último dia 11 de novembro, no ponto de ônibus da Avenida Doutor José Fornari, próximo à Rodovia Anchieta, por volta das 5h, três assaltantes, em motocicletas separadas, renderam um morador – que preferiu não se identificar – e roubaram todos os seus pertences, como a carteira, cerca de R$ 200 e até o uniforme de trabalho do rapaz.

Já em outro caso, também na Avenida Doutor José Fornari, na mesma semana, câmeras de monitoramento de uma empresa registraram a ação dos criminosos em um cruzamento, no sentido Anchieta. Por volta das 18h20, uma dupla de assaltantes parou a moto na frente de um veículo, e logo em seguida chegou grupo de criminosos em mais três motos, totalizando oito indivíduos. Na ação, eles fecharam o trânsito para praticar um arrastão. Pelo menos seis carros foram assaltados.

VIOLENTOS
“Eles são violentos, chegam com pressa e acabam levando o que podem e de quem está por perto. Muitos ainda mostram as armas para intimidar, e nós ficamos de mão atadas”, declara a moradora e comerciante Cláudia Moreira, 38, que teve seu celular roubado em junho. Moradores ainda observam que o Centro do bairro conta com uma base da PM (Polícia Militar) – na Rua Rosa Pacheco – e muitos desses crimes acontecem em ruas e pontos próximos. “Pelo que vimos nas redes sociais e até gente que conhecemos, são muitas pessoas que já foram vitimas. É muito triste”, finaliza Cláudia.

Questionadas sobre a situação, a PM informou que o bairro apresentou redução nos índices criminais deste ano, se comparado a 2019. As quedas foram no furto de veículos (59%), furtos no geral (15%), roubos de veículos (20%) e roubos no geral (38%). A PM ainda destacou que essa redução foi devido às operações realizadas nos horários e locais onde há maior incidência criminal.

“No mês de novembro (de 2020), foram 18 pessoas detidas (ocorrências diversas, como roubo/furto/tráfico de drogas/captura de procurado) e quatro ocorrências de ato infracional, com cinco menores apreendidos”, informa, em nota.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) reforçou que o policiamento ostensivo é realizado diariamente. De janeiro a outubro deste ano, 256 criminosos foram presos e 18 armas de fogo ilegais foram apreendidas.

A Prefeitura de São Bernardo esclareceu que desde o dia 19 de novembro reforçou as patrulhas no bairro, por meio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal). Também foi desencadeada na região a Operação Ponto de Ônibus, com rondas a partir das 4h. Além destas ações, a administração informou que a Polícia Militar realizou reunião com alguns moradores do Ferrazópolis, visando implantação do Programa Vigilância Solidária. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;