Setecidades Titulo Concurso literário
Colégio está mobilizado pelo Desafio de Redação

Coordenadora pedagógica do Liceu Monteiro Lobato – Singular, em Santo André, vê no projeto fomento à escrita

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
07/09/2020 | 23:55
Compartilhar notícia
Reprodução


No Colégio Liceu Monteiro Lobato – Singular, em Santo André, todos estão empenhados em incentivar os alunos a participarem do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) que chega à 14ª edição.

Não à toa a escola figura entre as que somam maior número de inscritos no evento até o momento. Roberta Gomes, 40 anos, coordenadora pedagógica do ensino fundamental II, conta que o colégio participa do concurso há mais de uma década.

“A gente acredita que com isso vamos movimentando e fazendo com que os alunos tenham hábito de escrever. Hoje em dia, com tanta tecnologia, eles acabam não lendo muito”, avalia.

Roberta comenta que, neste ano, mesmo com as aulas acontecendo de forma virtual, há alunos e professores participando do evento. “A aula remota está sendo por meio de lives. Entro nas lives dos professores, principalmente para falar de um evento como esse. A gente incentiva. E os professores são os maiores incentivadores dos alunos”, explica.

Inês Viturino Barbosa, 52, professora de redação do Liceu, afirma que para falar com alunos sobre Desafio de Redação sempre aborda a importância de participar de atividade que acontece fora da sala de aula.

“Depois a gente conversa com os alunos interessados sobre o tema, eles fazem as diferentes propostas e, na medida do possível, escrevem o texto e discutimos o conteúdo. Eles costumam me enviar e sempre considero isso também como atividade de redação, pois extrapola nossa sala de aula. E torcemos para dar um bom resultado para eles”, diz.

As inscrições podem ser feitas até dia 30. Por causa da pandemia do novo coronavírus, ao contrário das 13 edições anteriores, todo o processo é feito virtualmente, por meio do hot-site www.dgabc.com.br/desafioredacao – basta apontar a câmera do celular para o QR Code ao lado para ser direcionado automaticamente para a página de inscrição. O melhor texto vale uma bolsa de estudos integral na USCS.

Quem tiver dúvidas sobre inscrições e envio do texto pode entrar em contato com a organização do evento por meio do telefone 4435-8133, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Estudantes também podem pedir aos professores para que realizem o cadastro e o envio das redações.

Podem participar do Desafio de Redação alunos de escolas públicas e particulares do Grande ABC, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além dos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e telessalas.

Além da bolsa de estudo para o melhor texto do concurso, donos de outras boas redações levarão para casa aparelhos eletrônicos como notebooks, TVs e tablets.

A melhor torcida dos colégios participantes leva premiação no valor de R$ 3.000. Professores também podem mandar seus textos. Quem participar concorrerá com outros docentes e a melhor redação ganha como premiação um notebook.

O vencedor será anunciado no dia 16 de novembro, com transmissão ao vivo pela DGABC TV, que pode ser acessada pelo site do jornal (www.dgabc.com.br).

O concurso é uma realização do Diário e da USCS, e tem patrocínio do Cemitério Vale dos Pinheirais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;