Setecidades Titulo Riacho Grande
Parque Estoril ganha circuito de bike e galeria de arte
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
22/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Amantes da adrenalina ganharam opção para a prática de esportes radicais em São Bernardo. O prefeito Luiz Marinho (PT) inaugurou ontem circuito de bike com cerca de 250 metros de extensão no Parque Estoril, no Riacho Grande. O trajeto é composto por duas pistas, sendo uma de nível iniciante e outra para usuários intermediários.

Para usar as pistas, os ciclistas devem pagar taxa de R$ 20, que permite a circulação durante todo o dia. Antes de iniciar o percurso, o usuário precisa preencher termo de responsabilidade e possuir bicicleta especial para a modalidade, além dos equipamentos de segurança, como capacete, luvas e joelheira.

O engenheiro responsável pela pista, Rui Câmara, explica que o circuito demorou quatro meses para ser projetado e montado. Para Câmara, que também é piloto, o equipamento irá atrair novos adeptos para a modalidade, conhecida como free ride (estilo livre, na tradução). "Muitas pessoas têm interesse pelo esporte, mas não têm onde praticar", afirma.

De acordo com Câmara, em um dos obstáculos, o chamado north shore, os pilotos podem atingir altura de até quatro metros. "É um circuito rápido, projetado para que os usuários consigam desenvolver alta velocidade."

Futuros pilotos também têm espaço no circuito. Duas pistas foram montadas para que as crianças aprendam movimentos básicos, como o equilíbrio. Uma delas tem altura de 30 centímetros, enquanto a outra fica a 50 centímetros do chão. O engenheiro salienta que nenhuma árvore foi retirada do parque para dar lugar ao circuito.

O executivo de contas Henrique Silva, 26 anos, pratica o free ride há dois e elogiou o espaço. "O bom daqui é que é perto e seguro. Antes, tínhamos que ir para Ribeirão Pires andar. Além de longe, lá tem muito roubo de bicicletas", diz o ciclista, morador de São Bernardo.

ARTE
Também foi inaugurada ontem exposição permanente ao ar livre dentro do parque. Diversas esculturas de arte contemporânea brasileira foram espalhadas pelo Estoril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;