Setecidades Titulo No Grande ABC
Região espera por reforço na contratação de policiais militares

Objetivo é auxiliar os 2.800 policiais já em operação; profissionais aguardam abertura de edital para realização da prova

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
27/01/2020 | 14:46
Compartilhar notícia
Divulgação


O governo de São Paulo autorizou, no último sábado (25), a contratação de 5.605 policiais militares para o Estado. Os profissionais serão selecionados por meio de concursos públicos com previsão de serem lançados neste e no próximo ano, mas ainda sem data definida. No Grande ABC, a expectativa é a de que novos profissionais auxiliem os 2.800 policias que já estão em operação.

A medida foi divulgada através do DOE (Diário Oficial do Estado) e o próximo passo é a abertura de edital, onde os interessados podem se inscrever para realização da prova. Segundo o comandante da corporação no Grande ABC, coronel Renato Nery Machado, após a primeira etapa da prova, o candidato também passa por outras fases como a provas médicas e psicossocial. "Os editais da Polícia Militar são detalhados e muito complexos, o que demora cerca de seis a oito meses para ser encerrado. É de grande responsabilidade selecionar profissionais para cada função", comenta. 

Em seguida, os aprovados são distribuídos, pela Diretoria Pessoal da Polícia Militar, aos núcleos de formação em todo Estado, que, inclusive, um deles está localizado na Vila Guiomar, em Santo André. "Desde que assumi a corporação, já estamos na terceira turma, com uma média de 180 alunos cada. Ao todo, o curso de formação de soldados tem duração de 52 semanas, cerca de um ano", detalha Nery. 

"É um ciclo. Quem hoje (em 2020) está iniciando o curso de formação, realizou as provas e foram aprovados em 2019. Todo ano, conforme a necessidade do Estado, temos essa reposição de profissionais", comenta o comandante. 

Ao final do curso, os profissionais participam do ato da nomeação e posse do funcionário público. Além disso, a Diretoria Pessoal conclui a relação dos profissionais para as vagas em operação. Para este ano, no total, foram autorizadas pelo Estado 41 vagas para 2º tenente médico PM (Polícia Militar), 130 para aluno oficial, 5.400 para soldados de 2ª classe, 26 para 2º tenente dentista PM, seis para 2º tenente farmacêutico PM e duas para 2º tenente veterinário PM.

Todas as carreiras integram os QOPM (Quadros de Oficiais Policiais Militares, QOS (Oficiais de Saúde) e de QPPM (Praças Policiais Militares). 

VIATURAS

Em dezembro do ano passado, o governo de São Paulo anunciou o reforço de 103 viaturas para frota da PM no Grande ABC. Conforme o comandante Renato Nery Machado, os veículos – modelos Spin, Gol, e TrailBlazer, além de base comunitária móvel e motocicletas – começaram a chegar em abril e já foram distribuídos para os seis batalhões da região e para o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), em São Bernardo.

Os veículos integram investimento de R$ 100 milhões feito pelo governo na aquisição de 1.820 carros para todo o Estado. A frota total na região da PM é de 677 viaturas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;