Setecidades Titulo Aprovado
Santo André retoma ciclofaixa de lazer

Ciclistas aproveitaram domingo para transitar por trecho de 2,4 quilômetros na região central

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
25/04/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O domingo de Sol animou os ciclistas que marcaram presença na retomada das atividades da ciclofaixa de lazer montada nos dois sentidos da Avenida José Antônio de Almeida Amazonas, em Santo André. O espaço recebeu, das 8h às 16h, diversas pessoas que foram passear com a família, praticar o esporte ou até mesmo relaxar sobre duas rodas. Com trecho de 2,4 quilômetros, o espaço é interligado com o Domingo no Paço, projeto que oferece atividades esportivas e de lazer para os moradores.

A estrutura da ciclofaixa foi separada por cones em uma pista no sentido bairro e outra no sentido Centro, além de faixas e banners informativos durante o percurso. Para garantir a segurança dos usuários, a operação contou com o apoio do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) do município. Além disso, duas opções de retorno foram montadas nas ruas Corumbá e Santo Urbano para quem preferisse um trajeto menor do que o inicial.

A retomada da ciclofaixa acontece depois de dois anos parada em razão da pandemia da Covid. Antes, os trechos separados para os ciclistas eram na Avenida Edson Danilo Dotto (Perimetral) e também na Avenida das Nações.

O prefeito Paulo Serra (PSDB), que esteve presente pela manhã na ciclofaixa ao lado da primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, associou a reinauguração do espaço como um dos momentos de retomada após a pandemia da Covid-19. “O retorno da ciclofaixa de lazer é mais um símbolo da retomada da vida normal e da convivência entre as pessoas no pós- pandemia, graças à força da nossa gente e a eficiência da vacinação. Fiz questão de estar presente neste momento especial. A ampliação dos espaços de lazer, o que resulta em mais qualidade de vida em Santo André, vai continuar”, destacou o gestor. 

A administradora de empresas Tarcila Lohnhoff, 44 anos, aproveitou a alta temperatura para praticar em segurança a atividade que ama. A ciclista, que costuma pedalar durante a semana com grupo de até 100 pessoas, ressaltou a importância da retomada do espaço. “É um percurso curto, mas que garante a segurança do ciclista, e isso faz muita diferença. Aos fins de semana costumava ir até São Bernardo para pedalar, mas com a reabertura poderei ficar em Santo André”, contou a moradora do Jardim Paraíso. 

Teve também quem aproveitou as atividades no Paço andreense e depois saiu para andar de bicicleta na ciclofaixa. Esse foi o caso da família Viena, que chegou logo no início da manhã ao prédio da Prefeitura para fazer piquenique e depois foi pedalar pelo novo espaço. O pai, Fernando Viena, 45, levou os dois filhos, Joaquim, 12, e Isabelle, 10, para o passeio em família. “Somos frequentadores do Domingo no Paço e agora com a interligação com a ciclofaixa ficou ainda melhor, pois podemos terminar aqui e ir pedalar em segurança”, comentou Fernando. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;