Setecidades Titulo
Saúde de Mauá será discutida pela população
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
18/01/2007 | 22:05
Compartilhar notícia


Os preparativos para a conferência municipal de saúde em Mauá começarão no dia 22 deste mês, quando a Prefeitura abrirá espaço para a população criticar e opinar sobre os serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no município.

Questões pontuais como a situação do Hospital Municipal Radamés Nardini, a falta de médicos e medicamentos nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) e as filas de espera para realização de exames poderão ser questionadas por quem depende do atendimento público.

A 5ª Pré-conferência Municipal de Saúde começa no dia 22 de janeiro e se estende até o dia 26 deste mês.

Para a realização das assembléias, a cidade será dividida em cinco regiões: Vila Magini, Jardim Flórida, Jardim Zaíra, Vila São João e Jardim Primavera.

Durante a pré-conferência a população também escolherá 300 delegados que, durante a conferência municipal, votarão as propostas elencadas pelos moradores.

Entre eles estarão 150 representantes dos usuários dos serviços de saúde e 75 representantes dos trabalhadores da área. Instituições, como clínicas e hospitais, também terão 75 delegados.

Por determinação legal, o município tem de realizar a conferência de saúde a cada quatro anos. Em Mauá, a última assembléia ocorreu em 2003.

“É muito importante a participação da população, dos gestores e profissionais da área, porque o assunto saúde é interesse de todos, independente da classe social”, diz a coordenadora de controle social da Secretaria de Saúde, Maria Tereza Castellucci Martins.

Os assuntos tratados na pré-conferência e na conferência municipal, que acontecerá em março, serão resgatados na conferência nacional, no final do ano, em Brasília.

De acordo com Maria Tereza, a instalação da SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi uma reivindicação feita em uma das pré-conferências. A exigência foi atendida, bem como a construção de UBSs.

No entanto, a falta de médicos especializados é apontada como um problema crônico e assunto recorrente nas assembléias.

Reuniões - As reuniões da pré-conferência acontecerão das 14h às 17h, de 22 a 26 de janeiro, nos seguintes locais: Escola Municipal Cleberson da Silva, 161,Vila Magini, Escola Municipal Chico Mendes, 43, Jardim Flórida, Escola Municipal Maria Rosemary, 2.737, Jardim Zaíra, Escola Estadual Mirna Loido, 4.220, Vila São João e Escola Estadual Guimarães Rosa, 75, Jardim Primavera. (Supervisão de Artur Rodrigues)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;