Setecidades Titulo
UFABC dá aulas de reforço para os calouros
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
02/12/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Depois que o aluno passa no vestibular, pode finalmente tirar férias dos livros até que as aulas comecem na faculdade, certo? Nem sempre. No caso da UFABC (Universidade Federal do ABC), é justamente neste período que os alunos têm de mergulhar nos cálculos.

Depois de passar no processo seletivo, realizado em setembro, 702 calouros que apresentaram nota insatisfatória nas questões de Matemática foram convidados a fazer aulas de reforço para ingressar na universidade – em fevereiro ou maio do ano que vem – com o conteúdo do ensino médio em dia.

“É bom para fazer a revisão. Estou aprendendo várias coisas que eu nem tinha visto na escola”, diz Edson Seiki Kino, 18 anos, de Santo André.

A idéia de oferecer o reforço surgiu depois que 88 dos 403 alunos jubilaram entre os meses de agosto e setembro por não terem conseguido acompanhar o conteúdo programático da universidade.

Outros 20% já haviam abandonado o curso no início do ano queixando-se do alto nível de exigência da UFABC, projetada para ser um centro de ponta no ensino de tecnologia.

Pelos critérios de avaliação, um aluno que não atingir 50% do CR (Coeficiente de Rendimento) nos três trimestres pode ser jubilado – uma espécie de cancelamento compulsório da matrícula.

“Percebemos que muitos estudantes estavam entrando sem os pré-requisitos necessários. Traziam deficiências do ensino médio que os impediam de acompanhar as aulas de FUV (Funções de Uma Variável)”, justifica o professor de pré-cálculo Thomas Logan Ritchie, lembrando que os jovens convidados para o reforço não são exceção. “Na universidade, em uma sala de FUV com 120 alunos, apenas cinco ou seis realmente sabem Matemática de ensino médio.”

Prova disso é que, dos 1.500 aprovados no vestibular de setembro, 702 (46,8%) foram convidados para o reforço. Destes, cerca de 150 aceitaram o convite e estão freqüentando as aulas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;