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Crianças têm 1 hora e meia de aulas
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
04/03/2008 | 07:00
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O período de aulas na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Odette Edith Périgo de Lima, em São Bernardo, está mais curto desde o início do ano letivo, em 18 de fevereiro. As crianças passam apenas uma hora e meia na sala de aula.

Na entrada da Emeb, um cartaz avisa aos pais e responsáveis que o horário de saída foi alterado. Para as turmas da manhã, o estudo vai das 7h30 às 9h. Para os alunos da tarde, aulas das 13h às 14h30. A justificativa é a reforma da cozinha, que passa por obras desde o período de férias.

A mudança pegou os pais de surpresa. Muitos nem voltam para casa, aguardam pelas crianças no portão mesmo para não perder ainda mais tempo. Segundo o funcionário público Ernane da Silva dos Santos – pai da estudante Hariadne Pereira da Silva dos Santos, 4 anos –, a direção da escola não poderia dispensar as crianças antes do tempo.

“Nossa casa fica perto da escola, esta é a nossa sorte. De qualquer maneira, acho que minha filha está sendo prejudicada. Fico preocupado que ela perca os estudos e, por isso, tento passar exercícios para ela em casa mesmo. Ela fica copiando as letras que escrevo no caderno”, conta.

Os pais não entendem o motivo da mudança de horário. “Se o problema é o lanche é só avisar que a gente providencia. Poderíamos mandar de casa. Tenho certeza de que os pais iriam topar, mas não acho que seja isso”, completa Santos.

No caderno das crianças, a diretoria já informou dois prazos diferentes para a retomada do período integral de aulas. O primeiro acabaria hoje, mas foi adiado. O segundo está marcado para a próxima sexta-feira, quando serão completadas três semanas de aula na rede municipal de São Bernardo.

VISTORIA

Procurada pela reportagem, a Prefeitura informou, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, que vai levantar informações sobre as reclamações referentes à Emeb Odette Edith Périgo de Lima, no Baeta Neves.

O arquiteto responsável pela obra fará vistoria no local para avaliar os motivos do atraso e estipular prazo para a retomada completa dos estudos das crianças.



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