Cultura & Lazer Titulo
Criador da zebrinha da Loteria morre aos 79 anos
18/11/2004 | 22:32
Compartilhar notícia


Morreu nesta quinta, no Rio, aos 79 anos, o cartunista Mauro Borja Lopes, o Borjalo. Considerado um dos mais geniais cartunistas do país, Borjalo trabalhou por 20 anos na TV Globo, a partir de 1966, como diretor de programação. Lá, criou a zebrinha que durante anos anunciou o resultado da Loteria Esportiva. Borjalo lutava contra um câncer e estava internado havia seis meses.

Ziraldo falou com o amigo pela última vez no mês passado. “Ele estava com esperança, achava que tinha vencido. Tadinho, que maldade.” O ilustrador diz que o câncer começara no esôfago, mas já tinha chegado a outras partes do corpo. “Fomos apresentados pelo (jornalista) Wilson Figueiredo e eu comecei a publicar na ‘Folha de Minas’ em 1951, no lugar de Borjalo, que tinha sido chamado para a Manchete. Foi o primeiro cartunista moderno do país”, conta Ziraldo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;