Setecidades Titulo
A partir dos 34 anos, 41% se tornam alcoólatras em São Paulo
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
29/10/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde entre janeiro e setembro deste ano mostra que numa relação de 285 pacientes diagnosticados com alcoolismo, 41% têm entre 34 e 44 anos.

A estatística feita pelo Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), aponta que os homens ainda são os maiores dependentes do álcool, sendo 89%.

Na seqüência etária dos pacientes alcoólatras estão 23% entre os 45 e 55 anos e outros 18,2% entre 23 e 33 anos.

O critério adotado pelo centro para análise e levantamento foi baseado no comportamento dos pacientes atendidos como, por exemplo, o grau de dependência e se têm alucinações.

IDADE
A diretora do Cratod, Luizemir Lago, salientou que o diagnóstico de dependência alcoólica surge aos 34 anos, mas inevitavelmente, o hábito de beber foi iniciado entre os 14 e 15 anos. "A adolescência é a fase mais propícia para entrar futuramente no alcoolismo", disse Luizemir.

Muitas das pessoas que buscam apoio no Cratod apresentam certa resistência ao tratamento para se livrar do álcool, mas ao longo do tempo se conscientizam que a reabilitação é necessária à saúde.

DEPENDENTES
Dos pacientes acolhidos pelo Cratod neste ano, os alcoólatras representam 45%, seguidos pelos dependentes de cigarro e derivados do tabaco, 31%. Em terceiro lugar, estão os usuários de cocaína com 24%, e, por último, 15% dependentes de maconha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;