Setecidades Titulo
Relógios devem ser adiantados em uma hora
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
18/10/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


À meia-noite de hoje, os relógios deverão ser adiantados em uma hora com a chegada do horário de verão, que terminará no dia 15 de fevereiro de 2009. Neste período, o ONS (Operador Nacional do Sistema) estima que sejam economizados nos horários de pico, cerca de 1.790 MW (mega watts) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o equivalente a uma cidade de 5 milhões de habitantes. Já na região Sul, o equivalente a 528 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.

Mas a idéia de adiantar uma hora é sinônimo de sacrifício para muitas pessoas. "Moro em Santo André e trabalho a partir das seis horas da manhã em São Caetano, terei que acordar mais cedo. Por outro lado, gosto porque volto para casa e ainda está claro", disse a auxiliar de enfermagem Selma Moura Bento, 30 anos.

O estudante Diego Pereira da Silva, 21, não conseguirá dormir mais cedo para sanar a diferença. "Viajo todos os dias cerca de duas horas para vir de São Paulo para Santo André, onde trabalho. Daqui vou para a escola e só chego em casa à meia-noite. É bem cansativo."

Além do Distrito Federal, a medida abrangerá Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O neurologista Rubens Wajnsztejn, da Faculdade de Medicina do ABC, orienta que, para não sentir tanto cansaço e contratempos na rotina, como ter momentos de sonolência durante o dia, é necessário dormir mais cedo pelo menos nos três primeiros dias, para o organismo acostumar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;