Setecidades Titulo
Viajante busca consultas preventivas
Do Diário do Grande ABC
15/12/2009 | 08:00
Compartilhar notícia


Quem vai viajar para o Exterior está mais preocupado com a saúde. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Secretaria do Estado da Saúde, com dados do Ambulatório de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas desde 2000.

Entre o primeiro ano do estudo e 2004, eram atendidas mensalmente 11 pessoas. No ano seguinte, o número de atendimentos mensais passou para 40. Em 2007 e 2008, 50 viajantes receberam orientações por mês. No ano passado, 603 atendimentos foram realizados no ambulatório.

A principal faixa etária dos consultados diz ter entre 30 e 49 anos. Na sequência, aparecem na lista pessoas de 20 a 29 anos. A maioria (57%) dos turistas tem Ensino Superior.

O tratamento é gratuito. A marcação da consulta pode ser feita pelo telefone 3896-1366 ou pelo e-mail medviajante@emilioribas.sp.gov.br.

Para ter acesso às principais dicas de saúde nas viagens internacionais, o interessado deve acessar o link http://www.emilioribas.sp.gov.br/viajante.php.

Neste ano, os turistas que forem embarcar para os Estados Unidos, Canadá, e países da Europa e do continente asiático precisam tomar uma série de cuidados devido à incidência do vírus Influenza A (H1N1), causador da chamada gripe suína, por conta da chegada do inverno nessas regiões.

"É muito importante que os viajantes se informem sobre surtos e epidemias ao redor do mundo, buscando orientação especializada sobre vacinas e outras formas de prevenção. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com esse aspecto", afirma Tânia Chaves, responsável pelo ambulatório.

A Europa é o destino de 41% dos viajantes; 17% embarcam para África. Apenas 32% desses turistas viajam a passeio e 44% vão a trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;