Setecidades Titulo São Caetano
Órgãos de emergência simulam resgate de acidente

Cerca de 100 profissionais participaram de treinamento para atendimento de urgência

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andre Henriques/DGABC


Resgatar vítimas de acidentes é tarefa complexa e que exige grande preparo, por isso, a Defesa Civil de São Caetano realizou, na manhã de ontem, simulado de uma situação de emergência na Avenida Presidente Kennedy, entre as ruas Ivaí e Tibagi, no bairro Olímpico. A ação, que contou com a participação de cerca de 100 profissionais, integra o calendário da Semana Municipal de Prevenção e Redução de Acidentes e Desastres,

O cenário sugeriu a colisão entre um carro de passeio com duas pessoas, um ônibus com 16 passageiros e uma carreta que transportava produto perigoso, com vazamento e risco de explosão.

A operação de resgate começou com a ligação de um pedestre para o número 199 , do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência, que funciona apenas no município. Ele integra, além das forças policiais, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e atendimentos das diretorias de Transportes e Vias Públicas e Saúde e Vigilância Sanitária, com funcionamento 24 horas.

O treinamento também incluiu os 700 alunos do período diurno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eda Mantoanelli, situada na via onde aconteceu a atividade. Eles simularam a evacuação do prédio, sendo conduzidos até o Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Nove ambulâncias, 41 viaturas e o helicóptero Águia da Polícia Militar foram utilizados. Toda a ação durou uma hora e vinte minutos. Para o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), o simulado mostrou que o município está pronto para agir em casos de emergência. “Esse treinamento reforça o compromisso de darmos condição para que as vítimas sejam resgatadas com a maior brevidade possível e com integridade.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;