Setecidades Titulo A partir de hoje
Museu de Sto.André recebe manutenção a partir de hoje

Às vésperas do centenário, espaço ganhará segurança, acessibilidade e melhorias gerais

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
12/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Aos 99 anos, o Museu Municipal de Santo André passa a partir de hoje por serviços de manutenção visando o centenário do prédio, inaugurado em 1914 como o primeiro Grupo Escolar do Grande ABC. O objetivo é garantir a segurança e acessibilidade do público, que poderá continuar frequentando o local mesmo durante as obras, realizadas por meio de PPP (Parceria Público-Privada) com o Sindicato dos Contabilistas.

A aprovação para a realização das obras no prédio, que é tombado como patrimônio histórico municipal desde 1992 e estadual desde 2002, foi concedida em abril pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) e na segunda-feira pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O prazo para conclusão das intervenções não foi informado, mas, segundo o secretário de Cultura da cidade, Raimundo Salles, os serviços serão realizados “o mais rápido possível”. “Até porque ano que vem estamos preparando série de atividades especiais para a comemoração do centenário do museu. Queremos que o público se aproprie do espaço como ponto cultural e de memória do município.”

Para tanto, será instalado no museu, logo após a conclusão da manutenção, o Memorial da Resistência, com participação do grupo Acorda ABC. O memorial funcionará como centro de estudos regional sobre aqueles que participaram do movimento de resistência à ditadura.

Além disso, também para 2014, serão celebrados dois convênios, o primeiro deles com a Comgás, com realização de exposição, palestras e ação educativa com visitas mediadas, previsto para março. Já em maio, o grupo de teatro Ponto de Fiandeiras foi aprovado em edital do ProAC (Programa de Ação Cultural) de Difusão Museológica, da Secretaria de Estado da Cultura, para realização de apresentações teatrais, palestras e ações educativas com visitas mediadas.

HISTÓRICO

O museu passou por duas reformas anteriores, uma em 1995 e outra em 2003. Conta com acervo de 70 mil itens, a maioria documentos, fotos e objetos. Recebe, em média, 2.000 visitantes por mês. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e aos sábados, das 9h às 14h30. Toda primeira quarta-feira do mês fica aberto até as 21h para visitas noturnas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;