Setecidades Titulo Melhorias
Saúde pública da região terá 14 médicos vindos de Cuba

Santo André anunciou ontem que receberá sete profissionais da ilha em novembro

Natália Fernandjes
25/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André receberá sete médicos cubanos na segunda etapa do Programa Mais Médicos, do governo federal. Os profissionais, que ainda não tiveram nomes e sexos revelados, devem chegar a partir da segunda quinzena de novembro. Com isso, sobe para 14 o número de médicos de Cuba que atuarão na rede básica de Saúde do Grande ABC, sendo outros seis em Mauá e um em São Bernardo.

De acordo com a Prefeitura de Santo André, a previsão é que os médicos atendam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Santo André, Recreio da Borda do Campo, Vila Linda, Jardim Ana Maria, Jardim Irene 1 e Jardim Carla. A cidade já recebeu um profissional por meio do Mais Médicos, o brasileiro Pedro Ivo Cunha Senra Barros, 32 anos, que começou a trabalhar no dia 9 de setembro, na US (Unidade de Saúde) do Jardim Irene 2.

Outra cidade que também receberá médico cubano, provavelmente a partir do início de novembro, é São Bernardo. O profissional, que também não teve nome e sexo revelados, passa por treinamento, no Espírito Santo, para atuar no País. O município já recebeu três médicos na primeira etapa, sendo duas brasileiras e um mexicano. Até o momento, a brasileira Katia Marquinis, foi a única a iniciar os trabalhos na UBS Batistini. Os demais aguardam registro para atuar nas UBSs Vila São Pedro e Santa Cruz.

Mauá anunciou no início da semana que será contemplada com seis médicos cubanos para atuar em quatro bairros da cidade. A previsão é de que os estrangeiros cheguem ao Brasil na tarde do dia 31, quando serão recepcionados pelo prefeito Donisete Braga (PT). Os primeiros atendimentos já deverão começar a ser feitos a partir do dia 5 nas UBSs do Parque das Américas, Jardim Feital e Jardim Zaíra 1 e 3. Esses serão os primeiros profissionais estrangeiros da Medicina que chegarão ao município por meio do Mais Médicos.

Na primeira etapa do programa, Rio Grande da Serra foi beneficiada com um profissional. A mexicana designada para atuar na cidade ainda não começou a trabalhar porque aguarda registro para atuar no País.


Registro

A presidente Dilma Rousseff sancionou na manhã da quarta-feira a medida provisória que oficializa a criação do Mais Médicos. Entre as principais mudanças, o texto determina que o Ministério da Saúde está autorizado a conceder registros provisórios para os estrangeiros que vierem atuar no País. Até então, esse procedimento era de responsabilidade somente dos conselhos regionais de medicina. Os profissionais, no entanto, relatam dificuldade para obter a documentação nessas entidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;