Setecidades Titulo Em abril
Feira da Fraternidade volta ao calendário de Sto.André

Tradicional evento da cidade, criado em 1971, fará parte da programação de aniversário de 466 anos

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
15/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de dados/DGABC


 Considerado um dos eventos mais tradicionais da cidade, a Feira da Fraternidade volta a integrar, neste ano, o calendário de festejos de Santo André. Depois de 24 anos da última edição, realizada em 1995, a Prefeitura promete trazer ao Paço Municipal, nos dias 27 e 28 de abril, festival gastronômico que irá percorrer a cultura de diversos países, num evento que pretende, ainda, resgatar as origens do município.

“Durante 18 edições, a Feira da Fraternidade fez parte da vida de moradores da cidade e manteve sua essência de solidariedade em prol das entidades sociais que aqui atuavam. E foi pensando nisso, junto à diversidade do povo de Santo André, que resgatamos este símbolo da cidade”, afirma a primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra, responsável pela organização do evento.

Criado em 1971 pela Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), o festival chegou a ser reconhecido, naquela época, como a maior feira municipal do País, cujo objetivo era arrecadar recursos para organizações da sociedade civil. Modelo este que, segundo a administração, será mantido.

Apresentada nesta semana a entidades da cidade, a estrutura do evento prevê 70 barracas, representando diversos países, que serão ocupadas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. “Será uma oportunidade de muitos moradores conhecerem as comunidades de outros países que aqui estão instaladas”, explica o prefeito Paulo Serra (PSDB) que, inclusive, já esteve presente em edições anteriores do evento. “Me lembro que fui, quando criança, junto da minha família. Fui até na última edição, quando teve show dos Racionais.” Naquele ano, os grupos Exaltasamba e Patotinha também integraram a lista de atrações do evento.

Para este ano, a expectativa é a de que artistas locais se apresentem no festival. A programação deve ser divulgada nas próximas semanas. A feira contará ainda com infraestrutura para abrigar brinquedos, food trucks, praça de alimentação, e espaço para exposições. O festival fará o encerramento da programação de aniversário do município, que completa 466 anos no dia 8 de abril.

De acordo com o Núcleo de Inovação Social, a Feira da Fraternidade terá ainda espaço reservado para que comerciantes de Paranapiacaba possam apresentar a moradores alimentos locais, assim como, as secretarias de Esporte e Saúde também farão exposição dos trabalhos executados pela administração municipal.

 

Entidades podem realizar inscrições para a festa até o dia 28 de fevereiro

Entidades sem fins lucrativos interessadas em obter autorização para venda de alimentos e artigos durante a Feira da Fraternidade, em Santo André, podem realizar credenciamento até o dia 28 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas diretamente no Paço Municipal, na Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Ao todo, serão concedidas 70 outorgas para que as organizações da sociedade civil realizem a venda de alimentos, bebidas, artigos típicos, artesanato e roupas no período de 27 a 28 de abril, em barracas que serão instaladas no estacionamento do Paço Municipal durante o evento.

Segundo a Prefeitura, apenas entidades sem fins lucrativos, que tenham atividades sociais, assistenciais ou de fomento no município de Santo André poderão realizar a inscrição. Caso o número de interessados ultrapasse a quantidade de barracas, a seleção será feita mediante sorteio.

A verba arrecadada com a venda dos produtos durante a festa será totalmente revertida para as entidades e organizações participantes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;