Setecidades Titulo Saúde
São Caetano ampliará sala de medicação do PS municipal

Capacidade passará de 20 para 40 pacientes;
tempo de espera irá diminuir em cerca de 20%

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de São Caetano irá dobrar a capacidade de atendimento da sala de medicação do PS (Pronto-Socorro) do Hospital Albert Sabin. A promessa do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) é concluir a ampliação em uma semana. Com isso, o espaço poderá receber até 40 pessoas simultaneamente, o que irá possibilitar redução de até 20% no tempo de espera. Cerca de 750 pessoas passam pela unidade por dia, sendo que até 80% delas recebem algum tipo de medicamento no local.

Na tarde de ontem, o hospital foi vistoriado pelo prefeito. De acordo com o chefe do Executivo, a ampliação da sala é necessária para melhorar o atendimento. “Nos dias de pico, o espaço fica superlotado”, observa. O setor terá mais 25 metros quadrados, com a anexação de ala que antes era destinado à sala técnica de exames laboratoriais, que passará a funcionar no primeiro pavimento. A ampliação não trará custos aos cofres municipais, pois o serviço será feito pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos.

Segundo o secretário de Saúde, Caio Willians Castro Júnior, o tempo de espera para atendimento varia de acordo com a gravidade do caso, conforme classificação de risco internacional. Nos dias de demanda máxima, pessoas com insuficiência respiratória, cólica renal ou hipertensão, por exemplo, são classificadas na cor amarela e atendidos em até 15 minutos. Já a população idosa, deficiente ou gestante será inserida no grupo verde e medicada em até uma hora. Os pacientes sem nenhuma gravidade, como os que estão com resfriado ou infecção urinária, estão no patamar azul e esperam por até duas horas e meia.

Com a ampliação, a expectativa é de que seja possível efetuar a divisão dos procedimentos. “Vamos conseguir dar mais privacidade para as medicações injetáveis e os eletrocardiogramas, para os quais os pacientes precisam tirar a roupa, por exemplo”, destaca o secretário.

O movimento no equipamento de Saúde estava tranquilo na tarde de ontem. Havia cadeiras vazias na sala de medicação e poucas pessoas aguardando por consultas.

TOMÓGRAFO

Durante a vistoria, o prefeito constatou a necessidade de manutenção do aparelho de tomografia computadorizada. Com defeito há dois dias, o equipamento só pode ser usado para exames simples, já que apresenta problemas durante a realização dos procedimentos que demandam aplicação de contraste.

Os pacientes que necessitam desse procedimento são encaminhados para o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, ou para o Beneficência Portuguesa de São Caetano. A promessa é de que o conserto seja feito ainda hoje. Mensalmente, são realizadas cerca de 800 tomografias no local.

 

Prefeito determina manutenção de ar-condicionado do Hospital da Mulher

Outro equipamento de Saúde que recebeu vistoria do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) na tarde de ontem foi o Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, dedicado à saúde da mulher. Por lá, o chefe do Executivo constatou problemas no ar-condicionado e determinou que a manutenção seja realizada ainda hoje. O equipamento está funcionando parcialmente há cerca de 20 dias.

O Hospital da Mulher realiza em média 100 partos por mês. São três suítes de parto, centro cirúrgico com três salas e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal com 16 vagas. “Aqui temos mais que manter a qualidade e investir na humanização do atendimento”, observa Pinheiro.

PRONTO-SOCORRO

A reforma do pronto-socorro infantil do Hospital Municipal Márcia Braido, iniciada há um mês, fica pronta no prazo de oito meses, segundo o secretário de Saúde, Caio Willians Castro Júnior. Durante este período, o atendimento das cerca de 400 crianças por dia está sendo realizado no piso térreo do Hospital da Mulher.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;