Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 22 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Facçao do PSDB desafia executiva e indica candidato no Recife


Do Diário do Grande ABC

18/06/2000 | 16:26


O deputado estadual do PSDB Joao Braga foi indicado neste domingo candidato a prefeito do Recife, por 81 votos a 1, numa convençao que representou um desafio à executiva estadual e consolidou o racha no partido. O diretório municipal está sob intervençao do diretório estadual, que quer a coligaçao com o prefeito Roberto Magalhaes (PFL) tendo como vice o deputado federal tucano Sérgio Guerra.

A chapa Magalhaes-Guerra foi anunciada com festa, há um mês, com a presença do ministro das Comunicaçoes Pimenta da Veiga (PSDB) e sob o patrocínio do governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), aliado do prefeito. Na ocasiao, a dissidência do grupo de Braga foi considerada "uma minoria", mas diante da possibilidade de derrota na convençao, a executiva estadual interveio no diretório municipal, dissolvendo-o sob a alegaçao de supostas irregularidades na eleiçao dos convencionais.

Uma comissao especial foi nomeada e se reunirá no dia 26 para homologar a aliança com o PFL e PMDB. O presidente do diretório municipal, Clóvis Corrêa, entrou com recurso contra a intervençao e espera o pronunciamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para o presidente regional do partido, deputado federal Luiz Piauhylino, a convençao "foi uma palhaçada sem nenhum valor". Para ele, Braga quis criar problema para implodir o partido. "O que vale mesmo é a convençao do dia 26", afirmou. Ao seu ver, Braga vai ter de se explicar com a justiça eleitoral porque a convençao foi irregular.

A convençao, entretanto, contou com a presença de um observador do TRE, Breno Russel Wanderley, que aprovou a lisura do ato, além de ter tido a participaçao de 82 dos 142 convencionais. "Fizemos a nossa parte, dando um basta à barganha e à comercializaçao do voto", afirmou Corrêa. "Agora esperamos que a Justiça nao ceda a pressoes e desempenhe o papel que a sociedade espera."

Se o TRE entender que a dissoluçao do diretório municipal foi justa, a convençao nao terá validade. Caso contrário, Braga será o candidato. A candidatura dele chegou a ser estimulada por Piauhylino e Sérgio Guerra antes do acordo com o PFL-PMDB. Para Braga, ele foi usado para aumentar o poder de barganha do grupo.

Piauhylino discorda. Segundo ele, Braga nao decolou nas pesquisas, aparecendo em quarto lugar. As pesquisas também indicavam que sem Braga, Magalhaes teria chance de levar a eleiçao no primeiro turno. Com Braga no páreo, a disputa deveria ser definida no segundo turno, mas com o PT. Diante disso, Piauhylino disse ter sido procurado pelo governador, aceitando a aliança.

A convençao do PSDB, prevista para ocorrer no plenário da Assembléia Legislativa, foi realizada no hall do anexo da Assembléia porque no dia anterior o presidente interino da Casa, deputado estadual Bruno Araújo (PSDB), informou que ela nao poderia acontecer no local. "Ele é um pau mandado do grupelho que assaltou o PSDB", disse Braga.

PPS - O PPS aliou-se ao PSB e também realizou neste domingo sua convençao homologando a candidatura do senador Carlos Wilson, que terá como vice o ex-secretário de governo do ex-governador Miguel Arraes, Dilton da Conti (PSB).

O PT fez convençao no sábado e estará coligado com o PCdoB. O candidato é o deputado estadual petista Joao Paulo. O PDT também já definiu o ex-deputado estadual Vicente André Gomes como candidato. Disputarao ainda a eleiçao o prefeito Roberto Magalhaes (PFL-PMDB), cuja candidatura será homologada em convençao no dia 27, e Fred Brant, do PSN, que será oficializado candidato no dia 29.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;