Setecidades Titulo
Atrasos elevam índices de abstenção
Juliana Ravelli
08/11/2010 | 07:53
Compartilhar notícia


O índice de abstenção nacional do Enem foi de 26,7% no sábado e de 29,2% no domingo. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o número foi dentro do esperado, diferentemente do que ocorreu em 2009, quando bateu recorde com ausência de 40% dos estudantes.

Neste ano, 68.678 pessoas do Grande ABC se inscreveram para realizar o Enem. Até a noite de ontem, o instituto não sabia o número exato de estudantes da região que, de fato, fizeram a avaliação.

O atraso é, em geral, o principal colaborador para abstenções. O recado estava no site do Inep: "Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55". Porém, não teve jeito. Inúmeras pessoas ficaram de fora do Enem.

Na UniABC, em Santo André, as portas fecharam no horário marcado. Alguns estudantes tiveram de correr para entrar. Outros não tiveram a mesma sorte.

Irismar da Silva, 34 anos, passou mal e teve de ser amparado por vendedores ambulantes e outras pessoas que perderam a prova. Há dois anos em São Caetano, o piauiense esperava conquistar vaga no curso de Engenharia em alguma universidade federal. Mesmo emocionado, confirmou que não desistirá do sonho e fará o exame no ano que vem.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;