Jornal vai melhorar o sistema de impressão e divisão de notícias; dia 11, no aniversário, estreia projeto gráfico
Os leitores do Diário conhecerão amanhã as primeiras novidades preparadas pelo jornal para comemorar os 56 anos de existência, dia 11. Por meio de parceria com o Grupo Estado, as edições do principal veículo de comunicação do Grande ABC passarão a ser impressas na Capital, na gráfica de O Estado de S. Paulo. A medida vai possibilitar maior nitidez e definição de fotos e textos e mais precisão nas cores.
As mudanças incluem também melhor distribuição de notícias e opiniões. Com dez páginas, o primeiro caderno será robustecido com informações de Política, Internacional e Economia. A reforma possibilitará ainda atender a antiga solicitação de leitores; a seção de Esportes será publicada no formato tabloide, o que facilitará o manuseio. Ficará mais prático ler o noticiário esportivo no transporte coletivo – algo a se destacar em época de Copa do Mundo.
“Não se trata apenas de mudança gráfica, destinada a rejuvenescer a parte estética do jornal. A reforma atingirá também a nossa alma. Queremos ficar ainda mais próximos dos leitores, fazendo com que eles se enxerguem nas nossas páginas”, explica o diretor de Redação, Sérgio Vieira.
Pela nova diretriz, serão frequentes reportagens com histórias de fatos e personagens marcantes dos municípios da região. O caderno Setecidades, por exemplo, ganhará páginas exclusivas, veiculadas às terças-feiras e aos sábados, para retratar não apenas os problemas dos bairros do Grande ABC, mas também conquistas e moradores que façam algo de notável ou diferente.
A seção de Economia segue a norma de se aproximar do cotidiano da população, complementando o projeto iniciado há um ano, quando o Seu Previdêncio começou a trajetória de sucesso no esclarecimento de dúvidas sobre aposentadoria. A partir desta sexta-feira, o jornal passa a publicar página semanal sobre economia popular, com dicas de como ir às compras sem desperdício.
À melhoria nos processos de impressão e relato dos principais fatos ocorridos nas sete cidades, vai se somar novo projeto gráfico. Com o objetivo de tornar a leitura mais atraente e leve, sem perda de conteúdo, o Diário passará a explorar e a valorizar mais imagens e cores. A inovação vai estar nas mãos dos leitores no dia 11, um domingo, data em que o jornal festeja 56 anos.
A história do Diário começa em 11 de maio de 1958, quando começa a circular o semanário News Seller. Voltado à família, o jornal se limitava a publicar assuntos amenos. Quatro anos depois, passa a ser mais crítico e inicia coberturas política e policial. Já rebatizado, torna-se defensor dos interesses do Grande ABC. Em 29 de agosto de 1976, reportagem sobre impactos da industrialização na região, assinada por Ademir Medici e Edson Motta, ganha o Prêmio Esso.
Gráfica
Mesmo com a impressão do Diário em São Paulo, o grupo manterá o parque gráfico na Vila Sacadura Cabral, em Santo André. As oficinas vão imprimir veículos de comunicação de terceiros. “Daremos atenção ainda maior aos parceiros, proporcionando mais qualidade”, assegura o diretor-presidente, Ronan Maria Pinto.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.