Setecidades Titulo
Ecovias simula acidente em túnel
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
28/10/2005 | 08:52
Compartilhar notícia


A Ecovias realizou na manhã de quinta-feira um simulado de acidente em túnel. O exercício ocorreu na pista Sul da Imigrantes – que tem oito quilômetros de túneis – e envolveu 15 profissionais que integram o PRA (Plano de Redução de Acidentes) da concessionária. A atividade contou com apoio da Polícia Rodoviária. O objetivo é treinar as equipes operacionais da Ecovias para melhorar o atendimento às vítimas de acidentes.

No exercício de quinta-feira, o quinto realizado neste ano pela concessionária, o motorista de um veículo de passeio reduz a velocidade bruscamente ao ver um radar móvel instalado no primeiro túnel da Imigrantes. Uma perua Kombi, que vem logo atrás, não consegue frear, bate e capota, ficando sobre uma das faixas da pista, com vazamento de líquido inflamável. No choque, o veículo de passeio é lançado contra uma das paredes do túnel, deixando duas vítimas em estado grave.

Assim que o acidente ocorre, as equipes de resgate da Ecovias são acionadas pelo Centro de Controle Operacional, que é avisado por meio de um equipamento conhecido como DAI (Detecção Automática de Incidentes). O equipamento emite um sinal sonoro toda vez que algum veículo pára no interior do túnel. Imediatamente, a imagem do veículo é lançada para o telão principal do CCO e os operadores podem acionar os recursos necessários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;