Setecidades Titulo Mobilidade
CPTM e Prefeitura de Santo André assinam convênio para nova estação

Ideia é que equipamento fique localizado entre as paradas Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava

Do dgabc.com.br
21/01/2019 | 17:23
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualizada às 20h15

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Prefeitura de Santo André assinaram convênio para o desenvolvimento de projetos para a implantação de uma nova estação da Linha 10-Turquesa. O acordo foi publicado no DOU (Diário Oficial da União).

O equipamento ficaria localizado entre as paradas Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava. A área para a execução da nova estação será definida após a elaboração do projeto, mas a expectativa é que a mesma seja instalada na região onde funcionava a antiga Parada Pirelli, desativada em 2006.

O custo e o desenvolvimento são de responsabilidade do município. Já a CPTM participa fornecendo suporte técnico, que contempla informações, estudos e documentações. A nova estação deverá seguir o padrão das demais implantadas recentemente pela companhia e terá interligação com outros modais de transporte e itens de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com prazo inicial de um ano, o convênio também prevê que a obra da nova estação - ainda sem nome definido - utilize equipamentos, produtos e serviços que reduzam o consumo de energia e de recursos naturais, que sejam avaliados os impactos aos moradores da região e protegidos os patrimônios cultural e arqueológico.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é contar com o apoio da iniciativa privada para viabilizar o próximo passo da iniciativa, que é a elaboração do projeto executivo da futura estação. Nas próximas semanas, a administração deve publicar edital de MIP (Manifestação de Interesse Privado) para que empresas dispostas a elaborar o projeto possam se apresentar.

“É mais um importante avanço para a Mobilidade Urbana de Santo André. Agora, com o aval da CPTM, poderemos desenvolver o melhor projeto e buscar as parcerias necessárias para a construção da estação, que reorganizaria o fluxo das linhas municipais, desafogando o fluxo especialmente no Centro da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Com criatividade e boa gestão estamos tentando viabilizar esta obra sem dinheiro público, uma vez que o Estado ainda não garantiu os recursos”, concluiu.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;