Cultura & Lazer Titulo
100 encontros históricos
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
13/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Você sabia que o príncipe Charles conheceu Diana porque namorou a irmã dela? Que John Lennon se tornou fã de Yoko Ono antes que ela soubesse quem era ele? Que Laura Welch não queria conhecer George W. Bush por divergências políticas? Essas e outras histórias estão no livro Como Eles se Conheceram (Panda Books, 464 páginas, R$ 49,90), do autor norte-americano Joey Green. A obra, de leitura rápida, é bem interessante para quem gosta de saber sobre a vida de famosos. Green revela o primeiro encontro de mais de 100 duplas, sejam parceiros no amor, no crime ou em negócios.

Reúne de figuras contemporâneas, entre políticos, empresários e artistas, e antigas, como o major-general do exército francês Napoleão Bonaparte e Rose de Beauharnais, a Josefina, com quem se casou em 1796. Entre os pares também estão frutos da ficção, como Romeu e Julieta.

Curiosidades - Em 1977, lady Sarah Spencer namorava o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico. Numa festa, Sarah o apresentou à sua irmã, Diana, que estava de folga do internato. Um ano depois, o romance entre Sarah e Charles havia esfriado e ela declarou à imprensa ser um ‘relacionamento platônico’. Três anos depois, Charles e Diana se reencontraram na casa de amigos. Os comentários gentis dela tocaram o coração de Charles e eles se tornaram companheiros constantes, se casando em 1981.

Amor real, nunca existiu. Quando estava grávida do primeiro filho, Diana tentou se suicidar, se jogando de uma escada. Após o nascimento do segundo, Charles voltou a ser amigo de Camilla Parker-Bowles, sua atual mulher.

No caso de John Lennon e Yoko Ono, ele era o fã. Em 1966, o ex-aluno de artes era habitué de exposições. Quando soube que a artista plástica iria apresentar seu trabalho, foi conferir. Ele ficou encantado com a criatividade de Yoko, que não o conhecia. Dos Beatles, ela só sabia o nome de Ringo. O diretor da galeria disse a ela que deveria se apresentar a Lennon. Yoko foi até ele e não disse nada, só entregou um cartão com a palavra ‘Respire’.

Lennon patrocinou várias exposições de Yoko e mantinha o livro dela, Grapefruit, em sua cabeceira.

No ano seguinte, Lennon mandou sua mulher, Cynthia Powell, para uma viagem à Grécia e convidou Yoko para ir à sua mansão. Eles gravaram uma fita e fizeram amor. Quando Cythia voltou, encontrou o novo casal na cozinha. John e Yoko se divorciaram de seus cônjuges e se casaram em 1969. Em seguida, passaram sete dias na cama para promover a paz mundial.

Na política - A primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Welch, não queria ser apresentada a George W. Bush. Em 1977, a democrata, sem interesse pela política republicana, recusou o convite de uma amiga pois sabia que ele queria se candidatar ao congresso. Pela insistência dos amigos, Laura foi ao churrasco. Eles se simpatizaram e conversaram até meia-noite. “Se não foi amor à primeira vista, aconteceu um pouquinho depois. Após alguns meses, pedi Laura em casamento, a melhor decisão que tomei na vida”, declara Bush, no livro.

O primeiro contato entre o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e a senadora Hillary Clinton, que concorre à vaga democrata para disputar a presidência do país, ocorreu patricamente por iniciativa dela. Em 1971, ambos estudavam direito na Yale University. Na biblioteca, ele a observou de longe. Hillary se levantou, foi até Bill e disse algo do tipo: “Ei, você está me encarando há cinco minutos. O mínimo que pode fazer é se apresentar.” Surpreso, ele não soube o que dizer. Ela terminou um relacionamento e começou a namorar Bill. Em 1975, se casaram.

Outra que tomou a iniciativa, em 1964, foi a atriz Mia Farrow, então com 19 anos. Para chamar a atenção de Frank Sinatra, de 49, ela ficava todos os dias vestindo uma camisola transparente na porta do set da Twentieth Century-Fox, em Hollywood, esperando o cantor sair das filmagens. Após uma semana, ele disse a Mia que ela se tornara presença constante. Ela se ofereceu para passar o fim de semana com ele. Foi aí que começou o relacionamento, que virou casamento em 1966.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;