Setecidades Titulo Decreto
Prefeitura de Santo André cancela feriados excepcionais amanhã e sábado

Decisão revoga decreto nº 17.348 publicado hoje e foi tomada após ampla discussão com empresários

Vanessa Soares
Do Dgabc.com.br
08/04/2020 | 17:41
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), revogou na tarde desta quarta-feira (8) o decreto nº 17.348, que declarava feriado excepcional no município amanhã e sábado (dias 9 e 11), para fins de prevenção e enfrentamento da pandemia decorrente ao novo coronavírus. Em nota oficial divulgada no início de noite, a Administração Municipal explica que os feriados ficam restritos apenas aos dias 10 (Sexta-feira Santa) e 12 (Domingo de Páscoa).

Em conversa com o Diário, o secretário de Desenvolvimento e Geração de Empregos de Santo André, Evandro Banzato, disse que decisão de revogar decreto foi tomada após ampla discussão com empresários e comerciantes do município ao longo do dia. “Entendemos que com os feriados os empresários e comerciantes que exercem atividades essenciais seriam duplamente penalizados, uma por estarem enfrentando este momento caótico causado pela pandemia, e outra pela dura legislação trabalhista que exige o pagamento duplo ao dia dos empregados”, explicou.

Banzato acrescentou ainda que apesar de julgar que o cancelamento é o mais sensato a se fazer neste momento em prol da economia do município, a Prefeitura  não quer passar a impressão de estar afrouxando regras de confinamento. “Não baixamos a guarda com a preservação da vida. Até domingo vamos ampliar as ações de fiscalização para que as pessoas permaneçam resguardadas. A população andreense aderiu bemà quarentena, mas nos últimos dois dias temos percebido uma maior circulação de pessoas. É uma batalha que exige esforço diário”, finalizou.

A prefeitura reforça ainda que continua seguindo o decreto estadual e a quarentena está mantida no município até o dia 22,  restringido o funcionamento de estabelecimentos comerciais, que permite que apenas os serviços essenciais trabalhem normalmente.

A revogação constará de decreto que será publicado nesta quinta-feira. O texto prevê que as secretarias municipais, a Guarda Civil Municipal e os demais órgãos públicos, dentro de suas competências, deverão intensificar a fiscalização dos estabelecimentos durante o período compreendido entre os dias 9 e 12 de abril de 2020.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;