Setecidades Titulo Precaução
Ribeirão Pires proíbe aglomerações
em espaços públicos

Determinação municipal tem por objetivo
diminuir incidência de coronavírus na região

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
20/03/2020 | 12:15
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Ribeirão Pires acaba de determinar, por meio de decreto, medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus. A principal delas é de evitar aglomerações em espaços públicos. E o deslocamento tem de ser feito apenas quando for necessário. 

Segundo documento oficial, estão proibidas a permanência e aglomeração de pessoas nos espaços públicos e bens de uso comum tais como praças, jardins, complexos, entre outros, enquanto durar a situação de emergência, visando conter a disseminação do coronavírus. O descumprimento do decreto acarretará advertência, multa de R$ 1 mil e, em caso de reincidência, o dobro do valor da primeira multa. A Prefeitura poderá usar força policial para coibir a permanência e aglomeração de pessoas nesses locais. Não estão incluídas no decreto de proibição profissionais que atuam em serviços de manutenção e limpeza dos espaços. Também há restrição para acesso de pessoas em ambientes fechados no Parque Pérola da Serra.

Outras medidas para não permitir aglomerações também foram tomadas: a Prefeitura suspendeu todas as atividades da programação de aniversário de 66 anos de Ribeirão Pires (março); suspensão das autorizações de eventos em espaços públicos administrados pela Prefeitura; recomendações, por meio da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade) aos comércios e prestadores de serviço. 

A partir de hoje devem ser suspensasas atividades de bares, restaurantes academias, quitandas, estabelecimentos de estética. Estão permitidos apenas funcionamentos de mercados, supermercados e farmácias. 

Atividades que não puderem ser suspensas deverão adotar medidas rigorosas de segurança e saúde – disponibilizar álcool gel 70% para higienização de mãos dos consumidores e funcionários; redução do número de funcionários, com dispensa de profissionais com mais de 60 anos, gestantes e doentes crônicos; deixar áreas internas com ventilação adequada; manter rígida higiene pessoal e dos estabelecimentos. As orientações também são válidas às instituições que atuam no acolhimento de idosos, os asilos. Medidas internas foram adotadas pela Prefeitura para reduzir a circulação de pessoas em espaços públicos e de atendimento – para garantir a segurança de funcionários e da população. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;