Setecidades Titulo DGABC nos Bairros
Santo André e Diadema recebem hoje ação social
André Vieira
Especial para o Diário
28/06/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Termina hoje a terceira edição da maior ação social da região: o Diário do Grande ABC nos Bairros. Para se despedir de 2008 em grande estilo, duas atividades foram programadas. A partir das 10h, o Cesa (Centro Educacional de Santo André) Jardim Santo André e as escolas municipais Tarsila do Amaral e Chico Mendes, no bairro Eldorado, em Diadema, abrem suas portas para a comunidade se beneficiar dos serviços gratuitos de lazer, saúde e cidadania que o evento proporciona.

Durante a ação andreense, cerca de 10 alunos e professores do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) A. Jacob Lafer, da Vila Alzira, irão realizar pequenos consertos em eletrodomésticos. "Faremos alguns reparos como colocar solda em algum fio solto ou trocar um cabo danificado, por exemplo", disse o agente de treinamento Paulo Marcondes de Brito.

Veterano na ação social, Brito revela que as mulheres levam mais equipamentos para consertar que os homens. Liqüidificadores, batedeiras, secadores de cabelo e ventiladores são os principais.

Para Brito, a participação dos alunos no evento é proveitosa. "Além de fazer com que eles pratiquem, a oportunidade ajuda a despertar neles a importância do trabalho voluntário." Ele conta que na etapa do evento em 2007 no bairro Cata Preta, cerca de 120 equipamentos foram levados e 90% puderam ser consertados. "É gratificante ver o brilho nos olhos das pessoas. Algumas levam equipamentos que estavam parados e voltam com ele funcionando."

Quem participar do evento, poderá também consultar o painel de empregos do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda, emitir carteira de trabalho, receber orientações sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), realizar o teste de glicemia e medir a pressão arterial.

A ação promovida pelo Diário tem o apoio das prefeituras de Santo André e Diadema, e os patrocínios da Universidade Metodista de São Paulo e do Shopping Metrópole. Ano passado, ao longo de 34 etapas, mais de 100 mil moradores do Grande ABC foram beneficiados pelas atividades. (Supervisão de Daniel Trielli)

No Eldorado, destaque seráo serviço de corte de cabelo

Apenas cinco números na Rua Pau Brasil, no bairro Eldorado, separam as escolas municipais Tarsila do Amaral e Chico Mendes, palcos da ação em Diadema.

Um dos mais concorridos serviços oferecidos pelo projeto Diário do Grande ABC nos Bairros, o corte de cabelo, será oferecido pelo Instituto Embelleze. Segundo José Carlos Mesquita, diretor da unidade no município, foram destacados cerca de 30 voluntários com pente e tesoura para mudar o visual de quem visitar a ação social promovida pelo Diário.

"Para os alunos o evento funciona como uma espécie de estágio", afirmou o diretor. "Além disso, muitos deles são moradores da região e aproveitam a oportunidade para prestar um auxílio à própria comunidade."

Maior público do evento, as crianças são assíduas freqüentadoras do serviço. "As crianças são mais receptivas, principalmente os meninos. Eles gostam do que está na moda, querem arrepiar com gel e cortar coroinha. Adolescentes com 14 ou 15 anos preferem o modelo moicano", conta Mesquita. "As meninas pedem mais para cortar as pontas."

Em média, 200 penteados são realizados durante o evento, que, além do serviço, também vai proporcionar aos participantes uma série de atividades de lazer, saúde e cidadania.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;