Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
01/06/2012 | 07:00
Problemas no funcionamento dos equipamentos que garantem a acessibilidade de passageiros no Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André) têm dificultado a vida de pessoas com dificuldade de locomoção. As duas escadas rolantes que dão acesso ao piso superior não estão funcionando. Além disso, o elevador externo apresenta defeitos rotineiramente, segundo os usuários.
O aposentado José Adailberto, 76 anos, disse que sempre passa pelo local e encontra problemas. "Nunca vi a escada e o elevador funcionarem. É ruim e cansativo ter de subir tudo a pé", reclamou.
Ontem, a equipe do Diário constatou que o elevador estava em perfeitas condições. Porém, nem sempre isso acontece. Acostumado com o equipamento em manutenção, Adailberto utilizou as escadas rolantes paradas, e venceu 33 degraus. "Nem percebi que o elevador estava ligado", afirmou.
A situação já é frequente no terminal. Em fevereiro do ano passado, cadeirante registrou boletim de ocorrência porque encontrou o elevador quebrado e funcionário do Tersa negou-se a ajudá-la. O Diário já havia noticiado os mesmos problemas em 2009.
Santo André informou que o Tersa possui contrato de manutenção das escadas e elevadores com a empresa Escal - Escadas Rolantes e Elevadores. Sempre que necessário, é aberta ordem de serviço para execução de reparos.
A administração municipal não informou quando as escadas rolantes voltarão a funcionar. No entanto, justificou a falta de manutenção dizendo que as peças são importadas e, às vezes, demoram para chegar. Sobre os elevadores, a Prefeitura informou que estão sempre em funcionamento.
REGIÃO
A equipe do Diário percorreu os demais terminais rodoviários da região e, em nenhum deles foi identificado problemas de acessibilidade.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: