Cultura & Lazer Titulo
+ Modernos
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
02/10/2006 | 21:03
Compartilhar notícia


Na semana em que apreciadores e fazedores da arte moderna de todo o mundo estarão com os olhos voltados para São Paulo – por conta da abertura da 27ª Bienal – outros espaços nobres expositivos da cidade oferecem mostras atraentes.

A Dan Galeria (tel.: 3083-4600) comemora seus 50 anos com a abertura nesta quarta-feira da mostra Arte Concreta e Neoconcreta. São 78 obras de nomes fundamentais do concretismo, como o andreense Luiz Sacilotto, Franz Weissmann, Geraldo de Barros, Volpi, Samsom Flexor.

Hélio Oiticica faz parte da turma acima, mas é protagonista de Penetrável, na galeria Nara Roesler (tel.: 3063-2344). A estrela da mostra é a piscina com projeções de imagens, a mais radical Cosmococa – CC4 Nocagions (1973), realizada por Oiticica em conjunto com o cineasta Neville D’Almeida – apresentada uma única vez, no Rio, é inédita em São Paulo e no resto do mundo.

Na quinta-feira, imperdível é a conferência da radical artista contemporânea Marina Abramovic no Sesc Pinheiros (tel.: 3095-9400). A iugoslava é conhecida pelas suas performances que chegam a colocar sua vida em risco para discutir, por exemplo, as relações entre o homem e a energia. Será exibido o making of da videoinstalação Épico Erótico dos Balcãs.

Igualmente erótico e atávico é Florian Raiss, exímio desenhista e escultor que expõe suas obras recentes na galeria Mônica Filgueiras (tel.: 3082-5292). Dentre elas, relevos em gesso, sua mais recente técnica, e uma versão de seu emblemático personagem, o quadrúpede Daniel, pela primeira vez esculpido a partir de modelo vivo. Veja outras opções nesta página. Todas as mostras têm entrada franca.

Mais - Na próxima quinta-feira, a Fundação Pró-Memória de São Caetano (tel.: 4221-9008) lança seu primeiro livro sobre artes plásticas, Pegoraro, baseado na vida e obra do artista plástico Antonio Lucio Pegoraro, 77 anos. O morador de São Caetano é formado em restauração, trabalhou durante 34 anos no Museu do Ipiranga, e é pintor autodidata




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;