Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Região chega a 80% dos jovens vacinados contra a Covid-19

Angelo Baima/ PSA Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Com avanço da vacinação, cidades colocam fim às restrições de horário e ocupação impostas aos estabelecimentos comerciais


Anderson Fattori

07/10/2021 | 05:49


As cidades do Grande ABC atingiram 80,7% dos moradores de 12 a 17 anos imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid. Isso significa que oito a cada dez munícipes desta faixa etária já iniciaram o esquema vacinal. Como os jovens estão sendo imunizados com o fármaco da Pfizer, único liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para esse grupo, a aplicação da segunda dose deve ocorrer no início de novembro, ou seja, dois meses depois do começo da imunização da faixa etária.

O município do Grande ABC com a situação mais avançada é Ribeirão Pires, que praticamente concluiu a proteção da faixa etária, com cobertura vacinal de 99,8% – faltam apenas 13 jovens para ser imunizados, de acordo com dados da Prefeitura. Na sequência aparecem Santo André e São Bernardo, ambas com 90% de cobertura. Diadema atingiu 88,4% de proteção da faixa etária e Mauá, com 61,8%. Em São Caetano, segundo a Prefeitura, a cobertura é de 96,1%, já que dos 8.472 jovens, 8.142 estão imunizados, mas, de acordo com dados do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a cidade possui 11.699 moradores desta faixa etária, neste caso a cobertura seria de 69,5%. O Paço de Rio Grande da Serra não informou os dados. No total, dos 224.728 moradores do Grande ABC desta faixa etária, 186.111 já estão protegidos.

Com a proteção dos jovens em fase adiantada, as prefeituras do Grande ABC agora foram na busca ativa dos munícipes que deixaram de comparecer aos postos de saúde para receber a segunda dose. O Diário mostrou no sábado que pelo menos 123 mil pessoas que moram na região não voltaram para completar o esquema vacinal contra a Covid. de acordo com dados de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires – Mauá e Rio Grande da Serra não informaram.

No total, as cidades do Grande ABC já aplicaram 3.861.383 doses dos imunizantes, sendo que 2.155.743 são referentes ao início do esquema vacinal, 1.578.692 são segundas doses, 58.862 são reforços e 68.086 são referentes a vacina da Janssen, que é de aplicação única.

Com isso, levando em consideração todo o público que pode ser vacinado neste momento, ou seja, pessoas com 12 anos ou mais, a cobertura da primeira dose chegou a 95,8% e a imunização completa é realidade para 70,9% dos moradores.

Com esses números as cidades da região colocam fim às restrições impostas ao comércio. São Caetano segue as determinações do Plano São Paulo desde 17 de agosto, ou seja, liberou os estabelecimentos comerciais para funcionarem com 100% da capacidade e horário livre. O mesmo acontece com Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que mantiveram restrições até o fim de setembro. Em São Bernardo, hoje é o último dia em que o comércio pode funcionar só das 6h às 22h e com 60% da capacidade. Já em Santo André, as regras valem até dia 15.

“Os números dão mais segurança para que as prefeituras possam ampliar suas flexibilizações, considerando as particularidades de cada município. A queda dos números de casos e óbitos é resultado direto do aumento do número das pessoas vacinadas. Vamos seguir para que a imunização da nossa gente siga com eficiência e agilidade, afirmou Paulo Serra (PSDB), prefeito de Santo André e presidente do Consórcio. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;