Cultura & Lazer Titulo Música
Os experimentos de Jack White
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
05/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Linhas de texto que exploram temas pessoais como amor e perda e sonoridade que se abre feito leque e mistura diversas texturas. É nessa fórmula que o compositor Jack White embarca em 'Blunderbuss' (Sony Music, R$ 25 em média), seu primeiro álbum solo.

Nome que ganhou destaque por conta do trabalho realizado com o antigo grupo, o White Stripes - que além de Jack contava com a baterista Meg White - , o guitarrista embarca em outra jornada, quase solitária. Em 'Blunderbuss' ele assina as 13 canções, além de cantar e tocar piano, palmas, guitarra e violão - e até bateria na composição 'I Guess I Should Go to Sleep'.

O músico não desperdiça tempo e abusa da experiência que adquiriu ao longo dos anos e experimenta. Andamentos psicodélicos tomam conta de 'Missing Pieces', faixa que abre a obra. A presença de novas melodias na música de White não deleta as já conhecidas passagens garageiras e barulhentas, caso de 'Sixteen Saltines'.

Singela, a faixa homônima é um dos destaques. Arranjos cuidadosos de piano e cordas se misturam com inteligência. Entre as novas buscas do guitarrista está 'Freedom At 21', com pitadas de hip hop e direito a solo sujo de guitarra. O ex-White Stripes arrisca andar - e dá tiro na água - pelo country e tira do bolso a canção 'I Guess I Should Go to Sleep'.

Entre erros e acertos, White tem saldo positivo. São apenas os primeiros passos de uma nova fase. Para a mente que liderou grupo importante como foi a antiga banda, ele tem crédito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;