Setecidades Titulo
Diadema realizará exames de mamografia a partir de março
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
26/02/2004 | 22:26
Compartilhar notícia


A partir da próxima quinta-feira, dia 4 de março, as mulheres de Diadema poderão fazer o exame de mamografia em seu próprio município. O serviço será implementado no PS Central de Diadema, localizado na rua Oriente Monti, 28. O equipamento terá capacidade para realizar até 600 exames por mês. Atualmente, há entre 500 e 600 mulheres inscritas para o procedimento.

Até o momento, as moradoras de Diadema só conseguem fazer o exame, gratuitamente, via SUS (Sistema Único de Saúde), agendando horário no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas.

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Diadema, Karin Fátima Silveira, comentou que a mamografia deve ser feita uma vez por ano por todas as mulheres com mais de 40 anos. Abaixo dessa idade, o exame é realizado com indicação médica. Nesse caso, é indicado que as mulheres façam o auto-exame mensalmente.

Segundo Karin, o novo serviço oferecido pelo município deve aumentar o número de exames realizados no município. “Como as mulheres tinham de se deslocar até Santo André, muitas desistiam de fazer o exame, por falta de tempo ou dinheiro para a passagem, e não davam prosseguimento ao processo para detecção do câncer de mama”, explicou.

Karin informou que as faltas aos exames chegaram a 30%. “Fizemos um trabalho com as mulheres, para que elas não faltassem. Esse índice caiu um pouco, mas não o que esperávamos”, disse.

Segundo a coordenadora, a realização do exame é importante para que o câncer de mama seja diagnosticado precocemente. Nesse caso, o índice de cura é de 98%. O câncer de mama é o mais fatal entre mulheres adultas no Brasil.

O Hospital Estadual Mário Covas realizou, no ano passado, uma média de 800 mamografias por mês, segundo informações de sua assessoria de imprensa. Os exames são agendados pela DIR-2 (Direção Regional de Saúde) e atende mulheres de toda região.

Campanha – A Prefeitura de Diadema programou para os dias 6 e 7 de março uma série de atividades em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado no dia 8. Entre os eventos programados na área da saúde estão exames ginecológicos preventivos, que identificam câncer de útero e mama.

Haverá coleta de material para exames de papanicolaou e testes para identificar possíveis nódulos na mama, que podem levar ao câncer. Caso haja necessidade, serão marcados exames complementares, como é o caso da mamografia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;