Setecidades Titulo
Desafio de Redação chega à última semana
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
05/10/2009 | 07:03
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A fase de aplicação dos exames da terceira edição do Desafio de Redação termina no dia 8, mas o trabalho das equipes de seleção dos textos ainda está longe de acabar.

Organizado pelo Diário, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, o concurso irá premiar os melhores textos produzidos por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de todo o Grande ABC.

Desde a primeira semana do Desafio, um grupo de 90 universitários de diversos cursos da instituição é responsável pela triagem dos textos que seguirão para a segunda fase da seleção.

A previsão da USCS é que esta etapa - que irá contar com a presença de professores e convidados da instituição na comissão avaliadora - tenha início no dia 20.

Segundo o coordenador do ProEduc e responsável pelas equipes de avaliação dos textos, professor Antônio Fernardo Gomes Alves, os universitários da comissão de avaliação foram selecionados de acordo com as suas notas, ou por indicação de docentes, mas mesmo assim não escaparam de participar de um processo de treinamento.

As redações são avaliadas quanto ao cumprimento dos critérios estabelecidos pela organização do concurso, como a coerência com o tema proposto - Água: A Vida do Planeta -, correção gramatical, legibilidade, obediência ao número de linhas proposto e criatividade.

Segundo Alves, alguns dos textos produzidos chegam impressionar pela abordagem feita, e evidenciam o bom trabalho feito pelas escolas públicas e particulares da região.

RETA FINAL - Hoje, dez instituições públicas, oito em São Bernardo e duas em Rio Grande da Serra, receberão as equipes do Desafio. Até o fim da semana, deverão ser atendidas também as escolas de Ribeirão Pires, cidade na qual o concurso se encerra.

Até a semana passada, haviam sido enviadas à comissão avaliadora cerca de 107 mil textos. A meta é conseguir a adesão de 150 mil estudantes.

Os vencedores do concurso serão anunciados no dia 11 de novembro. Entre os prêmios disponíveis estão televisores, bicicletas e computadores, além da bolsa de estudos na USCS.

Muitas redações surpreendem pelas abordagens originais

A variedade de tipos de texto e a abordagem feita por alguns participantes da terceira edição do Desafio de Redação têm dificultado o trabalho dos 90 universitários da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) encarregados da primeira fase da avaliação das redações do concurso.

"São textos de tipos muito variados, como poesias e crônicas, e outros que falam do cotidiano, e que variam em tamanho e conteúdo. A avaliação é uma tarefa muito subjetiva, não é fácil", ressaltou o coordenador do ProEduc da USCS e responsável pelas equipes de avaliação do Desafio, professor Antônio Fernardo Gomes Alves.

Segundo Alves, alguns textos deixam evidente o preparo dos alunos e o treinamento dado pelas escolas. "Lembro de um texto em que o estudante falava de um futuro em que só haveria chuva ácida. Você percebe que isso foi um trabalho que envolveu várias disciplinas", avaliou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;