Setecidades Titulo
Entidade ensina profissões a carentes
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
13/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Capacitar pessoas de baixa renda para o mercado de trabalho. Esta é uma das atividades desenvolvidas pela Assistência Social Irmã Maria Dolores, que possui dois endereços em São Bernardo. A média de atendimentos nos cursos de formação profissional é entre 350 e 400 alunos por ano, segundo a presidente Daisy Monteiro Cruz.

O projeto, denominado Trajetórias e Conquistas, existe há aproximadamente 30 anos. As aulas são ministradas na unidade da entidade na Rua Itaguaçú, na Vila Vivaldi. Quem tiver interesse em participar pode escolher entre seis opções de atividades profissionais: depilação, auxiliar de cozinha, customização, bijuteria, artesanato e manicure.

Os candidatos passam por entrevista com assistentes sociais da casa para triagem, pois as vagas são limitadas. O tempo estimado de duração dos cursos é de aproximadamente quatro meses, com uma aula por semana. "Os alunos não têm gastos com materiais e apostilas de apoio. Tudo isso é comprado com ajuda de nossos parceiros", esclarece a presidente. A faixa etária estipulada pela entidade para participação é entre 18 e 50 anos.

Outro serviço prestado na unidade da Vila Vivaldi é o curso de preparação para gestantes. Nele, as grávidas recebem orientações sobre cuidados ao bebê, noções de Saúde e acompanhamento dos exames pré-natal. Ao final da etapa, as mães ganham um enxoval para a criança. 

BAZAR
Além de contar com doações de empresas colaboradoras, a casa possui um bazar próprio, que é responsável por cerca de 60% de todo o dinheiro arrecadado mensalmente. Localizado na Rua Álvaro Alvim, na Pauliceia, o comércio ajuda a manter uma creche para crianças carentes (leia mais ao lado).

Aproximadamente dez funcionários ajudam no recolhimento, triagem e venda dos materiais recebidos por meio de doações. Dois motoristas da entidade fazem o trabalho de retirada dos objetos.

Quem visitar o bazar encontrará uma infinidade de produtos, entre roupas, brinquedos, itens para casa, além de móveis e eletrodomésticos, tudo vendido a preços acessíveis. Apesar de receber bom volume de doações mensalmente, Daisy informa que faltam voluntários para auxiliar na organização do local.

"Toda ajuda é bem-vinda na nossa casa, pois não temos condições de contratar mais gente para trabalhar conosco." As pessoas que tiverem interesse em contribuir com a entidade devem ligar para o telefone 4173-2636.

 

Creche atende 90 crianças com idade entre 1 e 5 anos 

Cerca de 90 crianças com idades entre 1 e 5 anos são atendidas pela Creche Maria Dolores, no bairro Pauliceia, em São Bernardo. Do total de vagas oferecidas, 40 são de alunos indicados pela Prefeitura, por meio de convênio da entidade com a Secretaria de Educação. O restante é preenchido por crianças de bairros vizinhos, como Idealópolis (antiga favela Naval) e Vila São José. Após a assinatura de uma ficha de inscrição, a família é visitada por assistentes sociais da casa, que avaliam a necessidade dos solicitantes.

O horário de aulas é entre 7h15 e 16h15. Os alunos recebem diariamente cinco refeições. O quadro de funcionários é composto por 20 pessoas.

"O que mais precisamos aqui na escola é de doações para que possamos cuidar melhor da manutenção do prédio", revela a coordenadora administrativa da entidade, Oneide Ribordy Bexiga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;