Setecidades Titulo Roubo de carga
Polícia admite problema e promete analisar casos

Coronel reconhece que há crescimento em roubo de carga

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
25/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Comandante da Polícia Militar na região, o coronel Helson Léver Camilli admite que os crimes contra entregadores de encomenda em bairros periféricos do Grande ABC é uma das preocupações e foco de atuação da corporação ainda este ano. Segundo ele, está sendo feito um estudo sobre cada caso para identificar semelhanças na atuação dos bandidos. "Vamos levantar tudo detalhadamente."

As estatísticas da SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram que cinco das sete cidades tiveram aumento expressivo no roubo de carga no período de janeiro a abril se comparado a 2011. "Em todos os outros itens tivemos redução. Nos preocupa sim", disse Camilli. Mauá, de oito para 28 ocorrências, foi quem mais teve aumento. Em seguida vem Santo André (de 44 a 62), Diadema (de sete para 22) e São Bernardo (de 63 para 67).

Em nota, os Correios alegam que mantêm monitoramento dos casos e, se verificarem que há excessos, comunicam as autoridades e programam ações conjuntas. Informa que vem realizando investimentos na tecnologia de rastreamento, sem mencionar valores, e que aconselha os usuários a retirar suas encomendas nas agências.

Fora isso, outra medida adotada sem alarde foi a implantação de escolta para os entregadores, obtida somente depois de um abaixo-assinado, há cerca de dois meses, mas ainda sem os resultados esperados. "Não existe respeito com a gente", disse um carteiro. Vale a intuição. "Estamos tão experientes que simplesmente sabemos quando vai acontecer."

"Não deveria ser algo comum", avaliou Guerdson Ferreira, delegado seccional de Santo André, cidade que teve mais bairros apontados como perigosos pelos carteiros.

Segundo o especialista em segurança pública e ex-coronel da PM, José Vicente da Silva Filho, somente a resposta das autoridades aos criminosos poderá apresentar melhoras nas estatísticas. "Não tem como prevenir. Tem que montar o quebra-cabeça, ver quem são os responsáveis e combatê-lo. Somente assim a tendência é deixá-lo pouco atrativo."

Para ele, a facilidade notada pelos criminosos é evidente. "Eles testam vários tipos de ações no meio da criminalidade. Se a coisa pega, isso acaba ficando atrativo para os outros a acompanhar essas práticas".

 

Caixas podem ser atrativo para ladrões

 

Um dos problemas apontados pelos carteiros ouvidos pelo Diário é a forma como as encomendas são despachadas pelos fabricantes para a entrega. "Muitas vezes a caixa vem apenas com um adesivo, sem nenhum tipo de cobertura sobre a embalagem. Os bandidos só de olhar sabem que dentro do carro tem produtos de valor", disse um deles.

Para o especialista em segurança José Vicente da Silva Filho, todo tipo de precaução tem que ser levada em consideração. "Era melhor que evitassem chamar a atenção de outros para os produtos que são carregados", disse.

Fora isso, o ex-coronel da PM ressalta que como o serviço de entregas hoje praticamente é feito apenas pelos Correios, os meios de se evitar os assaltos ficam facilitados. "Monopolização é um problema. Se houvesse mais empresas teriam como garantir uma maior segurança. As medidas tomadas ainda são conservadoras."

Lojas de eletrodomésticos da região também enfrentam o mesmo problema de serem roubadas nas entregas. Mas como a maioria das compras é feita pela internet, o serviço acaba ficando em sua grande maioria para os Correios. O foco dos bandidos, apesar de ser para produtos de valor, acaba influenciando todos que usam os serviços da estatal.

"Os Correios oferecem sim um seguro. E se o cliente tiver uma TV roubada, ela será enviada de novo. Mas, e aquela pessoa que manda um objeto pessoal, de grande valor sentimental? Vai estar no meio dos pacotes que serão levados e ela será prejudicada", completou um dos funcionários.

Deixar de realizar as entregas, no entanto, está fora de cogitação para os funcionários. Mesmo sem o apoio da população para identificar os assaltantes, eles garantem que o peso do profissionalismo conta na hora de garantir o seu próprio sustento. "Não deixaremos de ir por conta disso. Os crimes são um problema social do país. O povo não pode ser prejudicado. A empresa e a polícia é que precisam agir."

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;