Setecidades Titulo Educação
Aos 55 anos, Etec Lauro Gomes será reformada

Prédio será adaptado para pessoas com deficiência; dez salas serão construídas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Fundado há 55 anos, o prédio da Etec (Escola Técnica Estadual) Lauro Gomes, em São Bernardo, passará por adequação quanto às normas de acessibilidade e será ampliado ainda neste ano. Com as melhorias, serão criadas dez salas de aula, o que aumentará a capacidade de atendimento em até 400 vagas.

O Centro Paula Souza - autarquia do governo do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, além de mantenedora das Etecs - publicou edital para contratação de empresa responsável pela elaboração de projeto executivo da reforma e ampliação da unidade, localizada na Avenida Pereira Barreto.

Segundo a diretora da instituição, Aparecida Damergian Bobotis, as obras devem começar em breve, mas não é possível prever qual o prazo de conclusão e nem quanto custará, já que esses itens dependem do projeto. "Sei dizer que os engenheiros já fizeram medições no local", comenta.

Além de instalação de elevadores, o espaço receberá reforma do anfiteatro e dos sanitários, revisão da parte elétrica, correção do piso e adequações de rampas de acesso. Tudo para estar de acordo com a Lei 10.098, de 2000, que estabelece normas de acessibilidade para atender pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida nos espaços públicos.

Outra melhoria beneficiará o bloco 4, onde serão construídas dez novas salas de aula e laboratórios. A expectativa é aumentar a quantidade de vagas oferecidas de acordo com a demanda, explica Aparecida. "Os cursos mais procurados hoje em dia são mecatrônica, logística, informática e administração", observa.

A unidade, que oferece 11 cursos técnicos e Ensino Médio, tem cerca de 5.000 alunos matriculados entre os quatro blocos existentes.

INTEGRAÇÃO

A partir de 2013, cinco cursos técnicos oferecidos pela Etec Lauro Gomes serão integrados ao Ensino Médio. A novidade, disponibilizada a alunos de administração, informática, química, eletrônica e mecatrônica, possibilita que o estudante receba certificado de conclusão do Ensino Médio e diploma de técnico ao mesmo tempo.

VIA RÁPIDA

A Etec contará ainda com um quinto bloco, onde serão oferecidos cursos profissionalizantes de curta duração (até 90 dias) do programa Via Rápida aos que buscam oportunidade de emprego, a partir de setembro. O espaço, que recebeu investimento de R$ 2,3 milhões, terá três salas, dois laboratórios multiuso, seis sanitários e estacionamento.

Reforma de telhado é concluída três meses após desabamento

Três meses após início das obras, foi concluída reforma do telhado do bloco 3 da Etec Lauro Gomes, onde funciona o Ensino Médio. Em março, parte do forro e do telhado de uma das salas de aula desabou enquanto cerca de 40 alunos participavam de aula de Português.

A reforma do telhado custou cerca de R$ 1,3 milhão, segundo a diretora da unidade, Aparecida Damegian Bobotis. "Ontem o prédio foi usado pela primeira vez após a reforma para vestibular da Fatec", destaca.
Apesar de ninguém ter ficado ferido no acidente, o espaço foi interditado provisoriamente a pedido do Ministério Público, que fez vistorias na unidade após tomar conhecimento do problema.

Na mesma época, reportagem do Diário informou que a unidade de ensino não possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), obrigatório em todo o território nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;