Setecidades Titulo
Febre nos anos 80, Playmobil volta após dez anos
Erika Jodas
Do Diário OnLine
16/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Eles não podiam faltar no mundo infantil na década de 80. Estiveram ausentes por dez anos, mas agora voltaram para a alegria das crianças e de muitos marmanjos. O playmobil, aquele bonequinho pequeno de três polegadas com mão em forma de "U" e cabelos destacáveis, está de volta com seus castelos, tesouros e com muito mais novidades.

A magia do playmobil, brinquedo projetado a partir de desenhos feitos por crianças, vai muito além do mundo de tecnologia em que vivemos hoje. Ele era uma febre e, agora, com o seu retorno, é provável que muita gente relembre boas histórias da época em que brincadeiras sem fios e sem botões ligados a uma tela faziam parte dos programas infantis. "O Playmobil me faz lembrar da liberdade que a infância traz, sem preocupações e responsabilidades. Não existia computador naquela época", recorda o bancário Fabiano Maestro, 29 anos.

Muitos conseguem lembrar do brinquedo com riqueza de detalhes. "O cabelo deles tinha formato de cuia e as pernas se movimentavam com o quadril", lembra o radialista Paulo Camilo, 29 anos, que completa: "eles eram todos iguais e sempre felizes".

Já o analista de sistemas Cristiano Dantas, 30 anos, relembra do brinquedo com entusiasmo e revela que era fanático. "Tive vários, quase todos. O policial, os bombeiros... Brincava de fazer cidade com meus primos e vizinhos". Cristiano lembra até de algumas brigas por causa do boneco. "Às vezes, pelo fato de as peças serem encaixadas, algumas se perdiam e eu brigava muito com meus amigos."

Não é apenas a 'geração 80' que se apaixonou pelo brinquedo. Ele atraiu também uma turma um pouco mais jovem, que acompanhou o boneco na década de 90. É o caso da estudante de relações públicas Tamires Silvestre, 18 anos, que brincava com os playmobils de sua irmã. "Lembro que trocava os cabelos e as roupas dos bonecos, e que construía castelos e parques de diversão".

A brincadeira permitia que a criança fosse além da imaginação, fazendo-a viajar no mundo de fantasia dos piratas, soldados, gladiadores e arqueólogos. O novo brinquedo volta agora com 14 linhas de temas diferentes, entre eles o famoso e clássico Pirata e os inéditos Dolls House (casa de bonecas), Dinossauros, Férias e Circo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;