Setecidades Titulo
Fila por senhas em UBS dura 5h
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
e Yara Simões
Especial para o Diário do Grande
07/01/2005 | 14:23
Compartilhar notícia


Cinco horas e meia. Esse foi o tempo aproximado de espera por uma senha para agendar consulta com especialistas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Silvina, em São Bernardo. A situação, de acordo com usuários, está caótica desde segunda-feira. Muitos tiveram de voltar ao posto três vezes nesta semana só para pegar a senha.

A dona de casa Eva Niro, 42 anos, chegou no local por volta das 4h de quinta-feira para pegar a senha de número 11. “Esperei até às 8h para conseguir a senha. Minha mãe chegou e só foi atendida às 9h45”, afirma a dona de casa.

Porém, todo esse tempo na fila de nada valeu. Ao chegar no balcão, a mãe de Eva foi informada pelos atendentes que o sistema estava com problemas e que deveria voltar no próximo dia 10, às 15h, para agendar consulta. “Eu já estive aqui em novembro, mas falaram que ainda não tinham agenda para 2005. Pediram para voltar neste mês. Quando cheguei, tive de pegar essa fila enorme, que tinha mais de 300 pessoas”, diz Eva.

O caso não é o único. Algumas outras pessoas estiveram na UBS mais de uma vez nesta semana. “Essa já é a terceira vez que venho para me cadastrar”, diz a doméstica Maria Ferreira dos Santos, 42 anos. “Desde outubro, preciso agendar uma consulta para mostrar alguns exames ao médico”, explica.

As senhas são entregues tanto para quem precisa se cadastrar, quanto para agendar consultas. Elas são distribuídas a partir das 8h, mas em número limitado. “Ontem (quarta-feira) distribuíram só 20 senhas. Quando chegou a minha vez, já tinha acabado e tive de voltar hoje (quinta)”, afirma Maria Ferreira.

Outro problema é a falta de informação e a demora no atendimento. “Alguns funcionários não respondem nossas perguntas ou são mal educados”, diz a auxiliar de limpeza Maria do Carmo Oliveira de Sousa, 47 anos.

A Prefeitura de São Bernardo informou que houve pane no sistema de informática da UBS do Jardim Silvina. Isso fez com que alguns pacientes não conseguissem agendar consultas nem fazer cadastramento na quinta de manhã. As pessoas que não conseguiram se cadastrar ou agendar consulta foram orientadas a retornar à UBS hoje e nas próximas segunda-feira e terça-feira.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;