Setecidades Titulo Vila Nova Divinéia
Família supera luto e mantém Folia de Reis
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
05/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Folia de Reis Estrela Guia, da Vila Nova Divinéia, em São Bernardo, irá se apresentar amanhã, quando é comemorado o Dia de Reis, mesmo sem um de seus maiores foliões. José de Lima morreu em maio do ano passado, aos 73 anos. 
"O coração está machucado, mas peço a Deus para dar forças e sigo em frente. A dor não acaba nunca, mas fazer a folia é manter a lembrança dele viva", diz a mulher de seo Zé, como era conhecido, Maria Ferreira de Lima, 74.

Essa não foi a única perda da família. Após a partida de seu Zé, o filho Vadinir assumiu o lugar, mas morreu um mês depois num acidente de carro. Ali, a matriarca achou que não teria forças para continuar. No entanto, Aparecido de Lima, 33 ("a idade de Cristo", ele faz questão de lembrar), bateu o pé e seguiu em frente. "Se tivesse de sair só eu, a bandeira e o bandolim, era assim que ia ser", diz Xingu, como é conhecido.

A família e a comunidade, porém, reuniram-se mais uma vez em torno do herdeiro de seu Zé e começaram a visitar as residências para cantar o nascimento de Cristo no dia 23 de dezembro. Na quinta-feira, passaram pela casa da doméstica Maria Aparecida de Morais, 58. "Sou de família do interior e meu pai sempre abriu as portas para os grupos de Folia de Reis. Mantenho a tradição há mais de 30 anos."

Amanhã, o grupo passará por outras casas para cantar e tocar a fé católica e levará a colorida bandeira da folia. "As pessoas escrevem os pedidos em fitas, que são amarradas na bandeira. Quem tem fé consegue tudo", garante o folião Vicente de Souza Lopes, 62.

EVENTO

Além de sair pelas ruas do bairro, amanhã o grupo também se apresenta no 3º Encontro de Folia de Reis de São Bernardo. O evento começa com missa sertaneja às 10h30 na Paróquia Santíssima Virgem (Rua Lucas Nogueira Garcez, Jardim do Mar). Às 11h30, procissão de fiéis sai da igreja rumo ao Paço Municipal, onde quatro grupos de Folia de Reis, incluindo o Estrela Guia, apresentam suas canções antes de desmontar o presépio instalado no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;