Setecidades Titulo
2º Subdistrito de Sto.André adota policiamento comunitário
Por Valéria Cabrera
Da Redaçao
09/05/1999 | 17:17
Compartilhar notícia


O 2º Subdistrito de Santo André vai ganhar policiamento comunitário. Dentro de dois meses, cerca de 60 mil pessoas de sete bairros que fazem divisa com Jardim Elba e Fazenda da Juta, núcleos violentos da Zona Leste de Sao Paulo, já estarao sendo beneficiadas. O programa será implementado gradativamente nos outros bairros do 2º Subdistrito, que foi dividido em cinco regioes. No Grande ABC, Sao Caetano e Diadema já contam com policiamento comunitário.

Os bairros beneficiados da primeira regiao sao Camilópolis, vilas Sá, Metalúrgica, Lucinda e Matarazzo, e jardins das Maravilhas e Utinga. Cada regiao vai ganhar uma base comunitária, que vai concentrar todas as informaçoes. Na primeira, a base será na sede da 1ª Cia, que fica no bairro Camilópolis. Cada regiao será policiada por quatro ou cinco viaturas (número ainda nao definido) e 19 soldados, quatro cabos e dois sargentos.

O capitao Francisco de Assis da Conceiçao, comandante da 1ª Cia do 10º Batalhao da PM, disse que o número de profissionais nao irá aumentar, mas os policiais terao uma área de atuaçao definida. "Com o policiamento comunitário, o policial presta serviço personalizado para a comunidade, pois o mesmo policial patrulha a mesma área, trabalhando em parceria preventiva com o cidadao."

Segundo Assis, a regiao foi escolhida para receber o projeto piloto por causa de sua localizaçao. "A sede da 1ª Cia., onde ficará a base comunitária da primeira regiao, fica bem no centro dos outros bairros." Além disso, segundo o comandante, é uma regiao onde há grande número de ocorrências.

Para a adoçao do policiamento comunitário, será criado um Conseb (Conselho de Segurança de Bairros), que será formado pelas polícias Civil e Militar e pela comunidade, inclusive pelo presidentes das SABs (Sociedade Amigos de Bairro). A eleiçao para a escolha dos representantes deve ser marcada para os próximos dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;