Setecidades Titulo
Festa de Nossa Senhora do Carmo lembra a origem do escapulário
Do Diário do Grande ABC
14/07/2004 | 23:12
Compartilhar notícia


Os eventos da festa de Nossa Senhora do Carmo vão animar os devotos da santa em Santo André, nesta sexta, durante todo o dia. Trata-se da comemoração mais tradicional da Ordem dos Carmelitas, organizada todos os anos, em 16 de julho. É creditada à santa a origem do escapulário, cordão tradicional com imagens de santos nas duas pontas. Os devotos afirmam que o escapulário verdadeiro deve ter a imagem de Nossa Senhora do Carmo numa das pontas e na outra o Sagrado Coração de Jesus. Por isso, faz parte da festa a chamada imposição do escapulário, momento em que é colocado o cordão no pescoço dos fiéis que comparecem à festa.

O padre Luiz Antônio Araújo diz que a comemoração é “como uma festa de aniversário”. “Comemoramos mais um ano da nossa devoção.” E como em aniversário é preciso ter bolo, uma equipe vai preparar um para cada uma das missas, que serão realizadas às 7h, 9h, 12h, 15h e 19h. A missa das 15h acontecerá na praça do Carmo, em frente à catedral, e será rezada pelo bispo da Arquidiocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp.

Francisca Ussui, de 54 anos, devota da santa, ressalta que é “um dia de celebração espiritual”. Os mais jovens concordam. O sacristão Alfredo Lúcio Mantovani, 23, já é veterano da festa. “Faz dez anos que freqüento a catedral e a cada festa vejo o pessoal se reunir para organizar tudo”, conta.

O acontecimento principal do evento será a imposição do escapulário. Foram encomendados 3 mil cordões. O ritual prevê que o padre coloque o cordão no pescoço de cada fiel, para representar o dia em que Nossa Senhora do Carmo desceu à Terra para provar o valor da Ordem dos Carmelitas. Segundo dados religiosos históricos, o superior geral da ordem, Simão Stock, vivia retirado em um mosteiro por causa da oposição de parte do clero aos carmelitas. Em 16 de julho de 1251, a santa apareceu no mosteiro e lhe entregou o escapulário, ocasião em que disse que o cordão traria proteção para todos os seus devotos.

Sete séculos depois, o cordão caiu no gosto popular e virou acessório de moda. Nos últimos anos, pode ser encontrado não apenas em lojas de artigos religiosos, mas em estabelecimentos que vendem bijuterias e jóias e as imagens são de diversos santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;