Cultura & Lazer Titulo
Salão de Humor: Fernandes recebe menção honrosa
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
31/08/2003 | 18:25
Compartilhar notícia


O ilustrador do Diário Luiz Carlos Fernandes se saiu bem de novo na disputa do tradicional Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o mais importante evento nacional voltado ao humor gráfico.

Em 2001, ele foi o primeiro colocado na categoria caricatura com um desenho do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986). Agora, nesta 30ªedição, Fernandes retratou Zé do Caixão (o personagem do cineasta José Mojica Marins) e recebeu a menção honrosa na mesma modalidade.

A mostra principal do Salão, aberta sábado e em cartaz até 19 de outubro no Armazém 14 do Parque Engenho Central, é composta por 271 trabalhos selecionados entre os cerca de 2 mil inscritos (de autoria de 440 artistas de 30 países).

Os primeiros e segundos colocados em cada categoria, respectivamente, foram: Leandro Spett e Raimundo Rucke Santos Souza (cartum); José Antonio Costa e Evandro Alves (charge); Gilmar de Oliveira Fraga e Luiz Gustavo Guimarães (caricatura); e Evandro Alves e José Antonio Costa (tira).

O Prêmio Unimed, destinado ao melhor desenho sobre o tema saúde, ficou com João Bosco Jacó de Azevedo. E o Prêmio Internet, decidido por meio de votação de internautas, foi para Hector Salas. A premiação somou R$ 16 mil no total.

Menções honrosas foram concedidas também para Erdogan Basol (cartum), Elizeu de Lima Silva (charge), Junior Lopes (caricatura) e Benett Alberto de Macedo e Vinicius José Shindo Mitchell (ambos com tiras).

Na exposição, Fernandes exibe ainda duas charges, um cartum e outra caricatura, esta retratando o artista plástico Aldemir Martins. Outro ilustrador do Diário, Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri, também está representado na mostra com dois cartuns e uma tira.

Outros artistas gráficos do Grande ABC também têm trabalhos na exposição: Gilmar Barbosa (duas charges), Deiverson Santana de Souza (um cartum e duas caricaturas) e Mastrotti (uma tira).

O Parque Engenho Central fica na avenida Maurice Allain, 454. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0xx19-3421-3296 ou pelos sites www.magnoarte.com.br e www.piracicaba.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;